A ILUSTRAÇÃO NO TEXTO LITERÁRIO INFANTOJUVENIL

Autores

  • Marco Antônio cammelo@uol.com.br
    UEPA

Palavras-chave:

Semântica. Ilustração. Literatura Infantojuvenil. Coerência. Estética.

Resumo

O texto propõe um estudo sobre as principais funções da
imagem (conceito e estrutura) inclusas no par denotativo e
conotativo. Analisa determinadas figuras de linguagem,
presentes na estética visual das ilustrações infantojuvenis. O
texto finaliza com um breve olhar sobre o conceito de coerência
intersemiótica e as relações entre imagem e texto, contidas na
ilustração da poesia e prosa infantojuvenis. O fator
determinante para todo este trabalho partiu da compreensão
dos três eixos primordiais no estudo de coerência semântica:
convergência, desvio e contradição - comuns às ilustrações e,
frequentemente, utilizados nos planos e enquadramentos de
imagens, desenhos, pinturas, fotografias etc.

Biografia do Autor

Marco Antônio, UEPA

Mestrado em Educação Docência Universitária - IPLACCUBA
- Universidade do Estado do Pará, Doutorado em Educação
Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro.
Professor Adjunto do Departamento de Língua e Literatura da
UEPA. Professor quadro permanente do Curso de Letras da
Faculdade Integrada Brasil Amazônia.

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Publicado

26/11/2015
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