LITERATURA INFANTIL: UMA LEITURA DA HISTÓRIA

Autores

  • Renilda Rodrigues renildabastos@hotmail.com
    UEPA

Palavras-chave:

Narrativa, Oralidade, Escritura, Contos de Fadas.

Resumo

Este texto trata de uma leitura dos começos da história da
Literatura Infantojuvenil, uma possibilidade de entender alguns
caminhos que trouxeram os textos que chamamos de Contos de
Fadas até nós. Como se deu esse fenômeno? Os contos
compilados na Europa e depois travestidos de detalhes da letra.
Como eles saíram da casa de Charles Perrault, das terras dos
irmãos Grimm, da pena de Andersen até chegarem ao Brasil, seja
pela letra de Figueiredo Pimentel e Monteiro Lobato ou vindos
das memórias dos europeus que por aqui aportaram? Trata
também de compreender a estrada percorrida por narrativas
nascidas na oralidade e na letra, para as quais denominamos
Contos de Fadas, a partir do momento em que foram escritas por
Charles Perrault na França do século XVII.

Biografia do Autor

Renilda Rodrigues, UEPA

Doutora em Ciências Sociais - área de Antropologia pela
UFPA. Mestre em Letras - Teoria Literária -UFPA. Especialista
em Literatura Infantil e Juvenil . PUC/MG. Professora do curso de
Letras da Letras da Universidade do Estado do Pará e da Pós-
Graduação em Estudos Linguísticos e Análise Literária da UEPA.

Downloads

Publicado

26/11/2015
Métricas
  • Visualizações do Artigo 167
  • PDF downloads: 747