Identidade cultural e aprendizagem social: dos saberes da ilha e do conhecimento continental

Autores

Resumo

Ao investigar a relação entre saberes culturais e aprendizagem social no cotidiano de uma ilha, perspectiva caracterizar a identidade ribeirinha com a expectativa de vê-la presente e de forma identitária do povo local, mas, ao adotar a metodologia cartográfica com o uso da observação dos costumes, lugares e fazeres, analisados junto ao levantamento bibliográfico dos conceitos cultura, identidade e aprendizagem social, encontra resultados que revelam um dia a dia que, na medida em que, o conhecimento do continente é introduzido na ilha, se distancia da tradição e da cultura ribeirinha, e revela outros saberes originados da tradição insular e mesclados de urbanidade. No entanto, localiza festas religiosas, comidas e brincadeiras que se mantêm em meio a reconfiguração e transformação da identidade cultural da ilha em aprendizagem social.

Biografia do Autor

Marta Genú Soares, UEPA

Doutora em Educação. Lider do grupo de epsquisa Ressignificar- Experiências Inovadoras na Formação de Professores. Docente do PPGED/UEPA

Tamiris Mendonça dos Santos, Universidade do Estado do Pará

Graduanda do curso Licenciatura em Educação Física na Universidade do Estado do Pará - Campus III CCBS . Bolsista de Iniciação Científica e atuante no Grupo de Pesquisa Ressignificar na Universidade do Estado do Pará (CNPQ)

Yumi Hino de Melo , Universidade do Estado do Pará

Aluna do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física, da Universidade do Estado do Pará, UEPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Ressignificar. Voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIC/UEPA) com o tema: Práticas Corporais na Ilha: Aprendizagem e Identidade Cultural. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física.

Yrlan Jorge Gomes da Silva, Universidade do Estado do Pará

Acadêmico de Educação Física na Universidade do Estado do Pará-UEPA.

Downloads

Publicado

20/05/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 186
  • PDF downloads: 513