Diálogos entre identidade, cultura e identidade cultural a partir de escolas de música e suas práticas educativas

Autores

  • Artur Jonas Marques Santos arturjsantos40@gmail.com
    UEPA
  • Denise de Souza Simões Rodrigues dedecasimoes47@gmail.com
    UEPA

Resumo

RESUMO

Este estudo ora apresentado é parte da pesquisa de mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará, na linha de Saberes Culturais e Educação na Amazônia e procura abordar a temática da identidade cultural, relacionando-a as práticas educativas expressas nas nove escolas de música da Ilha de Colares – PA. As considerações deste estudo encaminham a uma reflexão sobre estas escolas numa dimensão socioeducativa e cultural e percebendo nessas práticas educativas como contribuição à formação de uma identidade cultural colarense. Ancora-se no campo teórico de autores como BRANDÃO (2002), CANCLINI (1997), CUCHE (2002), HALL (2000; 2006), HERITAGE (1999), RODRIGUES (2010; 2012), entre outros.

 

Palavras-chave: Escola de Música no Pará; Identidade Cultural; Escolas de Música.

Biografia do Autor

Denise de Souza Simões Rodrigues, UEPA

Denise de Souza Simões Rodrigues: Professora titular na Universidade do Estado do Pará - (UEPA). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Foi professora adjunta da Universidade Federal do Pará. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UEPA) e do curso de Pedagogia do CCSE/ UEPA. Tem ampla experiência na área de ensino de graduação e pós-graduação, ministrando disciplinas sociológicas e orientando alunos de graduação e pós-graduação. Coordena projeto voltado para análise das relações entre a sociedade e a história da educação na Amazônia, com ênfase na segunda metade do século XX e pesquisa também as interfaces entre a literatura e a sociologia no processo de elaboração identitária na Amazônia. Líder do grupo sociedade, ciência e ideologia – SOCID. Endereço eletrônico: dedecasimoes47@gmail.com

Downloads

Publicado

20/05/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 169
  • PDF downloads: 268