Diálogos entre identidade, cultura e identidade cultural a partir de escolas de música e suas práticas educativas
Resumo
RESUMO
Este estudo ora apresentado é parte da pesquisa de mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará, na linha de Saberes Culturais e Educação na Amazônia e procura abordar a temática da identidade cultural, relacionando-a as práticas educativas expressas nas nove escolas de música da Ilha de Colares – PA. As considerações deste estudo encaminham a uma reflexão sobre estas escolas numa dimensão socioeducativa e cultural e percebendo nessas práticas educativas como contribuição à formação de uma identidade cultural colarense. Ancora-se no campo teórico de autores como BRANDÃO (2002), CANCLINI (1997), CUCHE (2002), HALL (2000; 2006), HERITAGE (1999), RODRIGUES (2010; 2012), entre outros.
Palavras-chave: Escola de Música no Pará; Identidade Cultural; Escolas de Música.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 169
- PDF downloads: 268