Memória coletiva no imaginário do catolicismo popular: uma experiência com o sagrado na romaria do Círio de Nazaré

Autores

  • Willa da Silva dos Prazeres UEPA
  • Lidia Maria da Costa Valle UEPA
  • Denise Santos de Figueiredo Vale UEPA

Resumo

A romaria do Círio de Nazaré configura-se como um fenômeno religioso, rico no complexo mitológico-ritual, retratado a cada ano de forma circular com base no mito de achado da santa peregrina. Hoje os momentos e celebrações da festa, assim como seus símbolos e ícones, são objetos de adoração e devoção, de resgate de uma memória coletiva religiosa. Passada e repassada como herança histórica e identitária de um povo nazareno. O presente trabalho visa tratar deste fenômeno enquanto experiência com o sagrado como objeto de memória e identidade nacional local no imaginário do catolicismo popular paraense. Busca-se compreender o imaginário que norteia os espaços sagrados e profanos da festa, assim como os principais ritos de passagem da celebração a Nossa Senhora.

Biografia do Autor

Willa da Silva dos Prazeres , UEPA

Mestra em Ciências da Religião no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará.Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Arte, Religião e Memória - ARTEMI/ UEPA. Área de Atuação: Ciências Humanas (Ciências da Religião), Ciências Sociais Aplicadas (Turismo de Base Comunitária); Ciências Agrárias (Agricultura). Publicações: MOCHILA NAS COSTAS, ESSE É MEU TURISMO: uma proposta de turismo sustentável na Vila de Tartarugueiro, Marajó-Pa, Revista Turydes: Turismo y Desarrollo, n. 26 (junio/junho 2019); A INFLUÊNCIA DE MEDEIA E A FEITICEIRA NA BRUXARIA MODERNA: a literatura como componente da religião. SACRILEGENS, v. 15, p. 189-210, 2018; DE CARTAZ A 'PRODUTO ESTRELA': a representação visual do Círio de Nazaré nas peças de propaganda, 2018. Títuloda Dissertação/Pesquisa: DO IMAGINÁRIO A TRADIÇÃO: o sentido religioso presente nos cartazes do Círio de Nazaré a partir do olhar do fiel. Ano de Obtenção: 2019

Denise Santos de Figueiredo Vale , UEPA

Mestra em Ciências da Religião no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará. Área de atuação: Ciências Humanas (Ciências da Religião); Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Publicações: AS MULHERES NA SAGA DO GRAAL: UMA INTERPRETAÇÃO DE NARRATIVAS MÍTICAS DO SAGRADO FEMININO. ANAIS - IV CONGRESSO NORDESTINO DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO E TEOLOGIA. Título da Dissertação/Pesquisa: REPRESENTAÇÕES RELIGIOSAS NA OBRA BATUQUE, DE BRUNO DE MENEZES. Ano de Obtenção: 2019.

Downloads

Publicado

20/05/2021