Transgressão estética e comicidade: O riso e o grotesco no teatro Souziano
Resumo
O presente artigo propõe uma discussão sobre a produção artística do dramaturgo amazonense Márcio Souza e concomitantemente sobre seus recursos cênicos que dialogam com categorias como a memória, a cultura popular, a modernidade e problematizam o processo histórico de marginalização dos povos da Amazônia. As categorias estéticas do cômico e do grotesco estão presentes na sua produção artística como interlocutoras fundamentais para estabelecer e impulsionar novos caminhos que possibilitem refletir sobre as manifestações teatrais produzidas na Amazônia. Diante disso, a articulação entre arte, estética e comicidade potencializa possibilidades teórico-metodológicas, novos objetos de discussão, novas linguagens que dessacralizam valores, paradigmas e discursos produzidos a cerca da história da arte e do teatro brasileiro e suas práticas de presentificação e (re)significação do passado, onde o riso assume um papel de subversão e revela uma sensibilidade crítica de mundo e desmistificadora de padrões hierárquicos estabelecidos.
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