A arte de saudar Ogum

Autores

  • Francisco Weyl Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, da Faculdade de Belas Artes (Universidade do Porto)
  • Catarina Almeida

Resumo

O presente artigo trata da Trilogia EXERCITO.Ogum, criada pelos artistas Francisco Weyl e Ana Tinoco, e que integrou a exposição coletiva “Apologia da Crise”, dos alunos do Programa Doutoral em Belas Artes da Universidade do Porto (2018/2021), tendo esta experiência artística de produção intelectual científica de arte contemporânea culminado em espaços como museus, galerias, parques e praças da cidade do Porto, a partir de afetos e memórias, cuja matéria bruta recorreu a linguagens, como vídeo, instalação, performance, e pintura, além do uso de diversos materiais para a sua execução, como por exemplo telas, madeira, ferro, pedra, fios, tecidos, cordas, fitas, velas, incensos, imagens, alguidares, tambores, ervas, ferramentas, terra preta, e areia branca da praia.

Biografia do Autor

Catarina Almeida

Doutorada em Educação Artística, 2015.
Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (desde 2015) e Investigadora Integrada no i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. Realiza pesquisa que cruza as áreas do artístico e do educativo. No presente encontra-se envolvida em alguns projectos de investigação, desde o estudo da relação entre artistas e a produção de materiais pedagógicos, à ecologia das imagens fotográficas em contextos educativos, e à documentação audiovisual enquanto processo performativo. Coordena as Edições Artistic Research Does (i2ADS) e organiza o evento/seminário Conversations on Artistic Research (FBAUP). Tem apresentado o seu trabalho em eventos nacionais e internacionais, como Arts Agôn em Madison, Wisconsin (EUA) (2018) e European Conference on Educational Research (2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019).

Downloads

Publicado

15/07/2020