A arte de saudar Ogum

Autores

  • Francisco Weyl Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade, da Faculdade de Belas Artes (Universidade do Porto)
  • Catarina Almeida

Resumo

O presente artigo trata da Trilogia EXERCITO.Ogum, criada pelos artistas Francisco Weyl e Ana Tinoco, e que integrou a exposição coletiva “Apologia da Crise”, dos alunos do Programa Doutoral em Belas Artes da Universidade do Porto (2018/2021), tendo esta experiência artística de produção intelectual científica de arte contemporânea culminado em espaços como museus, galerias, parques e praças da cidade do Porto, a partir de afetos e memórias, cuja matéria bruta recorreu a linguagens, como vídeo, instalação, performance, e pintura, além do uso de diversos materiais para a sua execução, como por exemplo telas, madeira, ferro, pedra, fios, tecidos, cordas, fitas, velas, incensos, imagens, alguidares, tambores, ervas, ferramentas, terra preta, e areia branca da praia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catarina Almeida

Doutorada em Educação Artística, 2015.
Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (desde 2015) e Investigadora Integrada no i2ADS - Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. Realiza pesquisa que cruza as áreas do artístico e do educativo. No presente encontra-se envolvida em alguns projectos de investigação, desde o estudo da relação entre artistas e a produção de materiais pedagógicos, à ecologia das imagens fotográficas em contextos educativos, e à documentação audiovisual enquanto processo performativo. Coordena as Edições Artistic Research Does (i2ADS) e organiza o evento/seminário Conversations on Artistic Research (FBAUP). Tem apresentado o seu trabalho em eventos nacionais e internacionais, como Arts Agôn em Madison, Wisconsin (EUA) (2018) e European Conference on Educational Research (2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019).

Downloads

Publicado

15/07/2020