Belém e a “Cidade Velha”: Memória e História no imaginário de Milton Hatoum, nas representações de Luiz & Elizabeth Agassiz e Henry Bates

Autores

Palavras-chave:

Milton Hatoum, Belém do Pará, História e memória

Resumo

O ensaio elenca a imagem do urbano inscrita na literatura de ficção. Para tanto, elege, essencialmente, como corpus de análise a novela Órfão do Eldorado, do escritor Milton Hatoum, publicada originalmente no Brasil, em 2008, através da Editora Companhia das Letras. Apesar das imagens ínfimas, determinadas pela estrutura da narrativa da referida obra, são registradas, paisagens, cenas urbanas, as quais suscitam proposições acerca da memória e da história da cidade de Belém do Pará, principalmente no período que abarca a década final do século XIX e décadas iniciais do século XX (no contexto do espaço de memória conhecido como “Cidade Velha”). Para a elaboração de minha narrativa histórica faço incursões em outras fontes com, por exemplo, recentes estudos acadêmicos sobre a realidade social, cultural e histórica nos espaços urbanos belenense, relatos de alguns viajantes, fontes iconográficas, estudos de folcloristas. Por meio de algumas conjecturas, chego a seguinte conclusão: considerando o sentido da história na escrita criativa do escritor amazonense, o imaginário da cidade representado em sua obra suscita um debate sobre as condições de possibilidade para pensar e fazer uma história da cidade de Belém a partir da perspectiva vista de baixo, elucidando, assim, o papel histórico das classes populares e da cultura popular, através dos fios e dos rastros deixados por determinados sujeitos, os quais estiveram na história, contudo, subsumidos, pela historiografia tradicional.

Biografia do Autor

Arcângelo da Silva Ferreira, UEPA

Professor de nível superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia na Universidade Federal do Pará (UFPA).  Tem interesse na História Cultural, direciona seus estudos para o século XX, principalmente a relação entre história e literatura. Pesquisa a trajetória histórica das representações e práticas relacionadas a cultura afro-brasileira e indígena. Publicou os artigos: Reminiscências de Milton Hatoum: Oriente e Amazônia como vetores da arte literária. SOBRE ONTENS, v. 1, p. 43-52, 2018 e Diálogos entre oralidade, história e literatura em Manaus nos anos 60 (século XX). Boitatá, v. 21, p. 225-240, 2016.

E-mail: arcangelo015@gmail.com

Downloads

Publicado

02/03/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 158
  • PDF downloads: 331