Cultura e intelectualidade na Belém nos meados do século XX: uma breve leitura a partir do Suplemento Literário d' O Estado do Pará

Autores

Palavras-chave:

Cultura, Intelectualidade belenense, Suplemento Literário

Resumo

O presente texto tem como objetivo compreender parte da produção cultural e intelectual que constituiu o cenário da cidade de Belém do Pará, na primeira metade da década de 1950. Para tal empreitada, utilizaremos os Suplementos Literários do jornal O Estado do Pará que circulou por esta cidade na referida década, atuando como ponto de encontro de intelectuais da terra, poetas, jornalistas, escritores, dentre outros (permanentes, colaboradores ou correspondentes), sendo alguns deles ligados à Academia Paraense de Letras. Buscamos observar a dinâmica cultural de Belém a partir de um cenário que envolveu uma proposta de modernização e desenvolvimento para a Amazônia, dentro de suas particularidades. 

Biografia do Autor

Alessandra Regina e Souza Mafra, UEPA

Possui graduação em História (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal do Pará (UFPA), especialização em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros e Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (IEB-ECA/USP), mestra em História Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora substituta do curso de História vinculada ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Pará (DFCS/CCSE/UEPA). É membro do grupo de pesquisa Amazônia: História, Culturas e Identidades (UEPA).

E-mail: armafra@terra.com.br

Downloads

Publicado

02/03/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 123
  • PDF downloads: 218