MARCAS DE SUBJETIVIDADE DO ARGUMENTADOR IDEAL A PARTIR DA ANÁLISE DE CONSTRUÇÕES DE OPINIÃO

Autores

  • Karolini Sales da Silva mroselisousa@gmail.com
    UEPA
  • Eliete de Jesus Bararuá Solano mroselisousa@gmail.com

Resumo

Este estudo analisa as marcas de subjetividade de argumentadores ideais a partir da identificação de suas expressões de opinião em textos dissertativo-argumentativos, com o objetivo de demonstrar como a personalização de um sujeito caracteriza sua imagem enquanto argumentador, dificultando ou favorecendo a defesa de uma tese argumentativa. Para tanto, a Linguística Textual e seus autores - MARCUSCHI (2007) e KOCH (2013; 2011) - são os eixos teóricos centrais para a realização da pesquisa, pois suas teorias serão aplicadas a três textos selecionados no manual intitulado A Redação no Enem 2013 - Guia do Participante, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A pesquisa é composta pela identificação do padrão argumentativo geral dos textos, bem como pelo exame individual de cada produção, para, assim, traçar as categorias e a intencionalidade de seus autores. Após esta etapa, notou-se que, mesmo de formas diferentes, as marcas de subjetividade auxiliam na expressão de uma imagem suficientemente válida na veiculação de uma opinião, sobretudo quando há a consciência no uso de termos estrategicamente interessantes ao enunciado. Esta análise demonstra a excelência na utilização de construções argumentativas a favor de um caráter convincente em textos dissertativo-argumentativos.

Palavras-Chave: Marcas de subjetividade. Argumentação. Linguística Textual.

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Publicado

16/05/2019
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