FALAR E ESCREVER – FRONTEIRAS E PERSPECTIVAS PARA A ALFABETIZAÇÃO
Resumo
Com o intuito de aprofundar as considerações que se tem sobre a influência da fala no processo de alfabetização, trataremos, neste trabalho, de questões relativas a alguns fenômenos linguísticos presentes na escrita de alunos, como a neutralização, o rotacismo, a monotongação e o apagamento do –r final, e, quais as dificuldades que acarretam para o ensino de língua materna. Como sugestão, para solucionar tais questões, apresentaremos algumas estratégias que podem ser seguidas por professores de vários níveis de ensino. Para tanto, discutimos a natureza das duas modalidades da língua, fala e escrita e, propomos uma nova abordagem linguística, que as vê como meios para a realização de duas atividades sociais, oralidade e letramento. Sendo assim, nos embasamos em autores importantes da área, como Mollica (1998), Marcuschi (2010) e Cagliari (1997), que discutem o conceito de alfabetização numa abordagem social, levando em consideração a constante influência da fala na escrita.
Palavras-chave: Fala. Escrita. Alfabetização
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