PRANTO POR DALCÍDIO

Autores

  • Elanir Gomes de Souza mroselisousa@gmail.com
    UEPA
  • Abguar Bastos mroselisousa@gmail.com
  • João de Jesus Paes Loureiro mroselisousa@gmail.com
    uepa

Palavras-chave:

Lindanor Celina

Resumo

Esta é mais uma obra da escritora paraense Lindanor Celina, radicada, hoje, em Paris, sem entretanto" ter jamais esquecido a sua terra de origem.

Neste Pranto por Dalcídio- num esforço de memória Lindanor procura relatar os anos de permanente convívio familiar com esse homem fascinante e corajoso, amante da verdade e da vida.

Biografia do Autor

Elanir Gomes de Souza, UEPA

Pseudônimo de Elanir Gomes de Souza. Jornalista, professora do curso de letras da UFPA.

Abguar Bastos

Abguar Bastos (1902 (PA) - 1995 (SP). Foi promotor público, bancário, jornalista e político. Com Eneida, criou um movimento de renovação cultural na Amazônia, como reflexo da Semana de Arte Moderna, e lançou o Manifesto"Flaminaçu. Deixou uma obra vasta, composto de quatro romances, uma novela folclórica, sete livros sobre assuntos históricos e literários, dois livros de poesia e um de memória. Pertencia às Academias Paraense, Amazonense e Paraibana de Letras. Recebeu o Prêmio Nacional Juca Pato, em São Paulo, como Intelectual do Ano, em 1987.

João de Jesus Paes Loureiro, uepa

Poeta, doutor em Sociologia da Cultura (Sorbonne/ Paris,"França, 1994), mestre em Teoria da Literatura e"Semiótica"(PUC-SP, 1976). Foi professor titular (UFPA), hoje voluntário do Programa de Pós-graduação em Arte (ICA-UFPA). Pesquisa os temas: Arte, Comunicação, Imaginário, Amazônia, Cultura, Cultura Amazônica, Magistério, Criação Literária, Poesia, Encantaria e Mito.

Downloads

Publicado

29/11/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 76
  • PDF downloads: 115