DIÁRIO DA ILHA

Autores

  • Ápio Campos mroselisousa@gmail.com
    UEPA
  • Adelino Brandão mroselisousa@gmail.com

Palavras-chave:

Lindanor Celina

Resumo

Quiséssemos encontrar, em Lindanor Celina, entre os muitos qualificativos a que faz jus, todos altamente positivos em relação ao seu talento e à sua arte, talvez o mais característico causasse susto aos estudiosos de literatura.
Pois o que Lindanor é, em sua essência de personalidade multifária e irradiante, é uma criatura andeja a quem os deuses gregos que, agora sabemos com certeza com esse Diário da Ilha, vieram à terra fazendo-a movimentar-se no tempo, fora do tempo, dentro do tempo, acima do tempo, atravessando mares e igarapés, ancorando por vezes numa praia, seja Ajuruteua ou Skyros, como uma estrela do mar, apenas para recolher as conchinhas com que tece, com a mesma arte imemorial das náiades, o seu colar de palavras-flores - rudes, espontâneas, inimitáveis.

Biografia do Autor

Ápio Campos, UEPA

Ápio Campos. Padre da Igreja Católica, fez os estudos secundários no Instituto Nossa Senhora de Nazaré, dos Irmãos Maristas, e cursou o Seminário Metropolitano Nossa Senhora da Conceição, concluindo Teologia em 1949. Foi ordenado padre aos 23 anos. Na vida eclesiástica foi elevado à categoria de Cônego. Devotado à literatura, à poesia, ao conto, ao ensaio, às crônicas e ao jornalismo. Foi professor titular da UFPA e coordenador do curso de Teologia da UNAMA, além de membro da APL. Em 1957, após vencer vários concursos literários da APL foi eleito para a cadeira que pertenceu a Manuel Barata.

Adelino Brandão

Adelino Brandão. Paraense radicado em São Paulo, escreveu e publicou dezenas de livros, além de artigos, ensaios e trabalhos jurídicos, muitos premiados no Brasil e no exterior. Reconhecido nacionalmente por suas publicações sobre a vida e a obra de Euclides da Cunha, o escritor também era advogado, pedagogo, economista, jornalista, folclorista e professor de sociologia. Entre os prêmios que recebeu pelos seus livros, destacam-se os da Academia Brasileira de Letras, Grandes Educadores do Brasil, Ministério da Educação, Instituto Nacional do Livro, da Fundação Nacional do Livro, Goethe-Lufthansa, Esso/Jornal de Letras e da Secretaria de Cultura de São Paulo.

Downloads

Publicado

27/11/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 62
  • PDF downloads: 159