ESTRADAS DO TEMPO-FOI

Autores

  • Francisco Paulo Mendes mroselisousa@gmail.com
  • Amândio César mroselisousa@gmail.com
    UEPA

Palavras-chave:

Lindanor Celina

Resumo

Estradas do Tempo-Foi - prêmio especial Walmap de 1969 - cujo título primitivo era Aquelas Moças do Santo Amaro (prêmio Samuel Mac Dowell do Estado do Pará), é segundo romance da escritora Lindanor Celina que, assim, parece ter escolhido seu gênero literário - a ficção. Seu primeiro romance publicado, Menina que Vem de Itaiara, já demonstrava suas reais qualidades de ficcionista, embora, ás vezes, ainda hesitantes, como seria natural numa estreia, mas que já anunciavam a futura romancista com o seu caminho traçado como ora se apresenta para nós.

Biografia do Autor

Francisco Paulo Mendes

Professor catedrático de Literatura do Instituto de Educação do Pará e do Colégio Estadual Paes de Carvalho. Professor de Literatura Portuguesa e História da Arte no curso de Letras da UFPA. Participou da implantação do embrião da Escola de Teatro e do primeiro curso de especialização em Teoria Literária. Contribuiu com o movimento artístico do Pará. Escreveu artigos, prefácios, mas dizia que sua maior obra era o magistério.

Amândio César, UEPA

Amândio César (*1921 em Arcos de Valdevez/PT † 1987 em Lisboa). Foi poeta, ficcionista, ensaísta e crítico literário português, desenvolveu ainda, em Braga e em Lisboa, a atividade de jornalista comprometido com o Estado Novo. Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi professor do ensino técnico. Como ensaísta e crítico literário, dedicou parte da sua atividade à divulgação das literaturas brasileira e africana de expressão portuguesa.

Downloads

Publicado

27/11/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 152
  • PDF downloads: 150