MEMÓRIA DE UMA CIDADE AMAZÔNICA: BELÉM POÉTICA NO SÉCULO XX

Autores

  • Josebel Akel Fares mroselisousa@gmail.com
    UEPA
  • Venize Nazaré Ramos Rodrigues mroselisousa@gmail.com

Palavras-chave:

Amazônia, Poética, Cidade, Oralidade, Patrimônio.

Resumo

A pesquisa "Memória de Belém em Testemunho de Artistas", executada pelo Grupo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas, da Universidade do Estado do Pará, possibilitou desenhar uma cartografia poética de Belém em meados do século XX, por meio de vozes de atores, músicos, escritores, artistas visuais que viveram nesse pretérito na capital do Pará. As narrativas evocadas na memória dos 11 artistas sobre literatura, teatro, música, cinema, casas de espetáculos, livrarias e demais signos artísticos, situaram o movimento artístico-cultural em torno do marco histórico do projeto − a chegada da televisão na cidade. Além das marcas estéticas, reconstruíram-se outras dimensões da vida da cidade que possibilitaram a composição da trama de uma história coletiva. A História Oral permitiu que aspectos pouco considerados na historiografia fossem explorados por meio de narrativas que marcaram o panorama cultural da cidade no período considerado na pesquisa. Esta investigação faz parte do projeto "Memória de Belém de Antigamente", que registra a cidade, a partir de vozes de pessoas com mais de 65 anos, oriundas do mundo das artes, da educação e de gentes comuns, e reflete sobre a memória patrimonial, os processos históricos e os fazeres artísticos.

Biografia do Autor

Josebel Akel Fares, UEPA

Doutora em Comunicação e Semiótica: Intersemiose na Literatura e nas Artes (PUC-SP, 2003), com estágio Pós-Doutoral em Educação (PUCRS, 2012). Professora titular em Literatura da Universidade do Estado do Pará/ Departamento de Língua e Literatura e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). Coordena o Núcleo de pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (CUMA- UEPA).

Venize Nazaré Ramos Rodrigues

Historiadora, com mestrado em Ciências da Educação: Docência na Educação Superior (Instituto Pedagógico Latino Americano e Caribeno, 2000). Professora assistente IV e coordenadora do curso de graduação em História da Universidade do Estado do Pará. Filiada à Associação Brasileira de História Oral, e à Associação Nacional de Professores Universitários de História.

Downloads

Publicado

27/09/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 131
  • PDF downloads: 462