ETNOCENOLOGIA E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE DANÇA E OS RUMOS DE UM NOVO CAMPO INVESTIGATIVO

Autores

  • Ricardo Augusto Gomes Pereira mroselisousa@gmail.com
    UEPA
  • Carlos Jorge Paixã mroselisousa@gmail.com

Palavras-chave:

Formação do professor de dança. Etnocenologia. Educação. Corpo.

Resumo

Buscamos com este texto analisar a formação do professor de dança, destacando a presença da relação entre etnocenologia e educação a fim de constatar, por meio de pesquisas os encaminhamentos que esses campos temáticos estão revelando no meio acadêmico. Inventariaram-se 54 pesquisas no portal de Dissertações e Teses da CAPES, sendo que só foram utilizadas na análise 31, as quais estão relacionadas aos marcadores etnocenologia, formação de professor de dança e educação e etnocenologia. Observou-se que os campos temáticos da etnocenologia e educação estão em aproximação e indicando pistas à compreensão do corpo no processo de construção de uma pedagogia da dança baseada na cultura e suas manifestações.

Biografia do Autor

Ricardo Augusto Gomes Pereira, UEPA

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (UNITAU). Mestre em Educação (PPGED/ ICED/ UFPA). Doutorando (PPGED/ ICED/ UFPA). Atua como professor na educação superior na Faculdade da Amazônia - Ananindeua/PA.

Carlos Jorge Paixã

Mestre em Educação/Currículo (PUCSP, 1993); Doutor em Educação (UNESP, 1999); Pós-Doutorado em Educação (UNICAMP, 2012).. Professor do Curso de Pedagogia - FAED/ICED/UFPA e Membro do Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado)/ ICED-UFPA, Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade.

Downloads

Publicado

16/05/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 62
  • PDF downloads: 232