TRANSITO CULTURAL E HÍBRIDOS QUE CONFORMAM O CURRÍCULO: UMA APROXIMAÇÃO

Autores

  • Valda Inês Fontenele Pessoa mroselisousa@gmail.com
    UEPA

Palavras-chave:

Currículo. Avaliação. Performatividade. Saberes.

Resumo

O artigo tem como objetivo desenvolver uma discussão sobre as ideias que transitam e se hibridizam no campo educacional conformando o currículo escolar do ensino fundamental do município de Rio Branco-Acre. A categoria analítica que dá o eixo da construção do texto foi inspirada em Gilroy (2001). A leitura do Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência, transmuta para discussões travadas no campo do currículo, corroborando em conjecturas que podem agregar brechas de compreensão do campo curricular. O pensamento de Gilroy traz um debate que ao nosso ver tem caráter seminal e interdisciplinar. A poética do navio transitando no mar é representativa do fluxo de ideias, saberes e fazeres que ultrapassam fronteiras em movimentos constantes, proporcionando a mistura em ritmos variados, sem a desejada previsibilidade que o mundo moderno apregoa. A partir desse eixo, é analisado debates contemporâneo que colocam em trânsito ideias que se hibridizam em produções plurais, tensa e socialmente construída, conformando o currículo vivo da sala de aula. Assim, destacamos ideias que têm transitado e contribuído para o desfecho do que acontece no espaço educativo escolar nos últimos tempos: base nacional comum; avaliação extensiva de professores e alunos; performatividade e saberes a serem ensinados. A
SENTIDOS DA CULTURA | BELÉM-PA | ANO 3 | N4 | JAN - JUN | 2
discussão é auxiliada por Macedo (2015); Ball (2002); Connell (1995); Goodson (1995); Charlot (2005); Tardif (2000) e Arroyo (2011, 2011a, 2014). Com essa discussão, afirmamos que as ideias, dizeres e fazeres, que transitam e se impõem na relação saber-poder conformam o que de fato acontece no currículo das escolas.

Biografia do Autor

Valda Inês Fontenele Pessoa, UEPA

Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP/ 2011). Mestra em Educação (UNICAMP/1999). Docente do Mestrado em Letras: Linguagem e identidade e de cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Acre (UFAC). Membro dos grupos de pesquisa Estudos e Pesquisas em Política Educacional, Gestão Escolar, Trabalho e Formação Docente e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade (GEPI).

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Publicado

16/05/2017
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