PERCURSOS DA DES(RE)TERRITORIALIZAÇÃO EM MILTON HATOUM1

Autores

  • Amilton Queiroz mroselisousa@gmail.com
    UEPA
  • Simone Lima mroselisousa@gmail.com
  • Jane Fraga Tutikian mroselisousa@gmail.com

Palavras-chave:

Movência, nomadismo, errância

Resumo

Este trabalho compreende o texto literário como porto de passagem onde é cartografado o imaginário da des(re)territorialização, tomando como objeto Relato de um, certo Oriente e Dois Irmãos, de Milton Hatoum. Do ponto de vista teórico-metodológico, o ensaio afina-se com as interlocuções entre a Teoria Literária, a Literatura Comparada e Estudos Pós-coloniais. Amarrando, solidária e friccionalmente, as comarcas libanesa, brasileira e francesa, os textos hatounianos deslizam entre os limiares do substantivo Amazônias. É dessa margem pluralizada que as obras rascunham o enlace entre arquipélagos culturais interplanetários, cujas aderências do imaginário testemunham glocalizações incontornáveis. Nessa perspectiva, o espírito da mobilidade costura a guinada do pensamento nômade, que aproxima o uno e o diverso. Outrosssim, é preciso investigar as cenas do entre, entendendo-as como lugares onde se projetam as heterogeneidades cultural, linguística, estética e epistemológica das alteridades plurais.

Biografia do Autor

Amilton Queiroz, UEPA

Doutor em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente da Universidade Federal do Acre, lotado no Colégio de Aplicação.

Simone Lima

Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada, pela Universidade de São Paulo. Docente da Universidade Federal do Acre e Pesquisadorda do CNPq.

Jane Fraga Tutikian

Doutora em Literatura Comparada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente da mesma instituição.

Downloads

Publicado

15/05/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 31
  • PDF downloads: 229