NARR’AMAZÔNIA: SER E ESTAR NAS NARRATIVAS DO MUNDO

Autores

  • Paulo Nunes mroselisousa@gmail.com
    UEPA
  • Vânia Torres Costa mroselisousa@gmail.com
  • Alda Cristina Costa mroselisousa@gmail.com

Palavras-chave:

Narrativas, Amazônia, Narramazônia, Sujeitos, Memória.

Resumo

No presente artigo fazemos uma reflexão epistemológica sobre o ato de narrar, com objetivo de compreender a Amazônia Paraense nas diversas linguagens das narrativas. Entendemos as narrativas como interpretações e representações, que ao serem difundidas em determinada cultura, se transformam ao mesmo tempo em que modificam o social, o olhar que as pessoas têm de si e do mundo em que vivem. Nas argumentações consideramos que as narrativas, sejam as tradicionais ou contemporâneas, são importantes tessituras das experiências, que podem conduzir reflexões importantes sobre como os sujeitos se narram e/ou são narrados, assim como recortes significativos, lugar de escolhas, de inclusão ou exclusão. As narrativas são espaços das experiências registradas, da memória, da história e da comunicação dos sujeitos com o mundo, sejam em textos verbais ou não verbais. As reflexões foram produzidas a partir dos debates realizados no período de outubro de 2015 a outubro de 2016, no grupo de estudos e pesquisas Narramazônia - Narrativas Contemporâneas na Amazônia Paraense, em parceria entre Universidade Federal do Pará, Universidade da Amazônia e Universidade do Estado do Pará.

Biografia do Autor

Paulo Nunes, UEPA

Doutor em Letras pela PUC-Minas, onde escreveu sobre o romance Belém do Grão-Pará, de Dalcídio Jurandir; um dos coordenadores do Narramazônia - Narrativas Contemporâneas na Amazônia Paraense, uma parceria entre Unama e UFPA. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da Universidade da Amazônia (Unama) e de Literatura do Curso de Licenciatura em Letras, da mesma instituição. É cocoordenador do projeto de pesquisa Academia do Peixe Frito/Unama.

Vânia Torres Costa

Jornalista, Doutora em Comunicação (UFF) e Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (UFPA). Docente do PPGCLC. Uma das coordenadoras do Narramazônia - Narrativas Contemporâneas na Amazônia Paraense, uma parceria entre Unama e UFPA. É cocoordenadora do projeto de pesquisa Academia do Peixe Frito/Unama.

Alda Cristina Costa

Doutora em Ciências Sociais e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), realiza Estágio de Pós-Doutorado, PNPD/CAPES, no Programa de Comunicação, Linguagens e Cultura na Universidade da Amazônia (PPGCL/UNAMA). Professora do Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom/UFPA) e coordenadora do projeto Mídia e violência: percepções e representações na Amazônia.

Downloads

Publicado

15/05/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 166
  • PDF downloads: 237