Representações do professor da educação básica em relatórios de estágio supervisionado em letras: Um estudo de caso

Autores

  • Bruno Gomes Pereira brunogomespereira_30@hotmail.com

Palavras-chave:

Gênero textual, Linguística Aplicada, Letramento

Resumo

Apresentamos uma análise respeito das representações dos Professores da Educação Básica (PEB) em Relatórios de Estágio Supervisionado de uma Licenciatura Plena em Letras do Estado do Pará. Utilizamos como pressupostos teóricos a abordagem interdisciplinar da Linguística Aplicada (LA) considerando o princípio textual-discursivo da metafunção ideacional, na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). A análise léxico-gramatical revela como o mecanismo de transitividade contribui naconstrução da imagem do professor no gênero investigado. Adotamos a abordagem qualitativa e o tipo documental de pesquisa, pois submetemos os relatórios a um processo de tratamento investigativo.

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Publicado

07/09/2014
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