Sobre a Revista

A Revista Ribanceira, Periódico Científico de Letras da Universidade do Estado do Pará (UEPA), compila textos resultantes de pesquisa científica original de caráter significativo para as áreas dos Estudos Linguísticos e Literários. A publicação tem periodicidade trimestral, mantendo dois volumes por semestre, em quatro edições anuais. Sua missão é ser um veículo de divulgação e diálogo de trabalhos relevantes produzidos por pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, de modo a fomentar o diálogo acadêmico de alto nível.

Considerando as especificidades das áreas de conhecimento que integram a Grande Área de Linguística/Letras (conforme tabela abaixo), os volumes apresentam a confluência de trabalhos dedicados aos Estudos Lingüísticos e aos Estudos Literários. Cada publicação fica sob a responsabilidade de pelo menos dois pesquisadores vinculados ao Curso de Letras da UEPA, e que assumem a função de organizadores.

Os textos enviados devem atender às normas da publicação e serão avaliados, anonimamente, por dois membros do conselho editorial (avaliação por pares cega), e, caso necessário, por pareceristas ad hoc; sendo publicados apenas aqueles que receberem dois pareceres favoráveis. Os trabalhos devem ser originais e apresentados conforme normas específicas divulgadas no site da revista. Para outras informações, veja as Normas para Submissão de Trabalhos.

A Revista Ribanceira publica artigos, resenhas críticas e traduções de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, podendo ser escritos em português, francês, espanhol, italiano ou inglês.

A submissão de artigos de discentes somente será avaliada caso os mesmos estejam atrelados a programas de iniciação científica (caso sejam graduandos) e/ou a programas de pós-graduação (lato sensu e strictu sensu), tendo prioridade aqueles que sejam pesquisadores de grupos de pesquisa, identificando o nome do professor orientador como “autor” e do discente-pesquisador como “co-autor”. 

 Os originais apresentados não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico. Ficam concedidos à Revista Ribanceira todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados.

A Revista Ribanceira avaliará os trabalhos recebidos em dois momentos. No primeiro, realizado pelos editores, o texto poderá ser desqualificado se não estiver de acordo conforme as normas da revista e da ABNT; apresentar redação imprópria (inadequação quanto aos gêneros aceitos pela revista, problemas de coesão e de coerência); e apresentar problemas de formatação (parágrafos muito longos, feitos na barra de espaços, linhas em branco entre parágrafos e referências, gráficos e figuras que necessitem de programas específicos para serem lidos, etc.). No segundo momento, os textos selecionados no primeiro momento são enviados a dois consultores anônimos do conselho científico da Revista, que a partir de uma análise criteriosa avaliarão as suas qualidades de escrita, de conteúdo e de adequação aos postulados teórico-metodológicos. Se os dois pareceres forem negativos, o trabalho é desqualificado, entretanto, havendo discordância de pareceres, um terceiro parecer será solicitado.

A Revista Ribanceira toma a liberdade de realizar pequenos ajustes de formatação e de conteúdo nos artigos que forem aceitos e que eventualmente necessitarem de alterações. Quando os pareceristas sugerirem alterações de estrutura, de conteúdo ou de postulados teóricos mais profundos, estes somente serão incorporados mediante a autorização por escrito dos autores. A Revista encaminhará aos autores os artigos que forem aprovados com restrição para que sejam reformulados. Sendo as sugestões atendidas pelo proponente, o texto será autorizado para publicação. Caso as modificações neles introduzidas não atendam às solicitações feitas pelos pareceristas, a Comissão Editorial recusará o texto.

Os autores serão comunicados por e-mail do recebimento de seu texto. A Revista Ribanceira se compromete em responder aos autores em até oito dias a partir da data do seu recebimento. O resultado da avaliação será comunicado aos autores no prazo máximo de duas edições da Revista.

 Os textos da Revista Ribanceira somente serão publicados mediante  autorização expressa de seus articulistas, sobre estes recaem as respectivas responsabilidades legais relativas às informações dadas a circular em seus textos, devendo os editores responsáveis ser consultados em caso de republicação.

Os editores responsáveis decidirão quais textos serão publicados em cada número, caso o número aprovado pelos pareceristas ultrapasse o limite de artigos por número. Nesse caso, os textos não escolhidos serão automaticamente incluídos no próximo número. Ressalta-se que, nesse caso, os textos serão publicados no próximo número somente se o autor declarar que os trabalhos ainda serão inéditos na época da publicação seguinte. Os autores serão comunicados da aprovação ou não de seus textos e aqueles cujos textos forem aprovados receberão informe do editor responsável assim que o volume no qual seu texto será veiculado for a público.