As NTICS na Educação Básica: Uma problemática para professores no ensino do português

Autores

  • Cristiane Dominiqui Vieira Burlamaqui crisburla@hotmail.com

Palavras-chave:

As NTICs na educação básica, Linguística aplicada crítica, Sóciointeracionismo no ensino de línguas

Resumo

Este artigo propõe a análise crítica da relação entre sujeito, linguagem e contexto social e problematiza a inclusão das novas tecnologias da informação e comunicação no ensino e aprendizagem da língua portuguesa na educação básica. As questões doravante exploradas objetivam estabelecer uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas por professores que, diante das demandas do mundo globalizado e sua relação com a inclusão das NTICs no ensino básico, se veem impelidos a criar alternativas pedagógicas que acabam por reproduzir os mesmos modelos de intervenção da escola tradicional. Para contribuir com o debate, duas pesquisas são incorporadas ao debate no intuito de colaborar e apontar para novas práticas de ensino do português a partir de uma perspectiva sócio-interacionista e “indisciplinar” de ensino da língua com as NTICs.

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Publicado

07/09/2014
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