(PER)CURSOS NO/DO LETRAMENTO: DA ESCOLA À UNIVERSIDADE

Autores

  • Fabiane Aparecida Pereira fabiaap@yahoo.com.br
    UFSC

Palavras-chave:

Letramento. Letramento Acadêmico. Escrita Acadêmica.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre os principais conceitos e aspectos relacionados ao letramento e ao letramento acadêmico. Nesse sentido, buscamos promover o debate sobre as práticas de leitura e escritura que permeiam as relações sociais e o contexto escolar e universitário, apresentando, inclusive, um exemplo de projeto de letramento acadêmico. Assim, concluímos que os diferentes eventos e práticas de letramento desenvolvidos nas relações sociais, na escola e na universidade compõem o (per)curso de letramento dos sujeitos. Destacamos, ainda, a importância da escrita acadêmica para a constituição do sujeito-acadêmico-autor.

Biografia do Autor

Fabiane Aparecida Pereira, UFSC

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Licenciada em Letras - Português e Inglês pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC Joaçaba. Licenciada em Letras - Língua Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Downloads

Publicado

22/01/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 104
  • PDF downloads: 409

Edição

Seção

Artigos