Evangélicos na amazônia paraense: Identidade entre as representações da palavra escrita e imaginada

Autores

  • Gustavo Soldati Reis gsoldatir@gmail.com
    UEPA

Palavras-chave:

1. Evangélicos, 2. Representação, 3. Amazônia

Resumo

A categoria evangélico apresenta um paradoxo: ao mesmo tempo em que procura fazer um recorte no segmento religioso cristão brasileiro, amplia-se na qualificação de muitas tendências dentro desse mesmo segmento. Pentecostais, neopentecostais e até mesmo protestantes podem autointitular-se como "evangélicos". A categoria acompanha a pluralidade de representações e práticas discursivas em um contexto culturalmente plural como o da Amazônia paraense, foco desse texto. O desafio é analisar as ambigüidades da constituição da face "evangélica" paraense, na fronteira entre as discursividades da "Palavra escrita e pregada" em um contexto sobejamente marcado por um rico imaginário religioso de devoções, encantarias e pajelanças caboclas. Para tanto, o texto ampara-se na concepção de economia escriturística de Michel de Certeau para interpretar a construção da alteridade no embate entre as representações de poder da palavra escrita e imaginada.

Biografia do Autor

Gustavo Soldati Reis, UEPA

Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. Professor Adjunto I da Universidade do Estado do Pará - UEPA, em Belém. Atua no Departamento de Filosofia e Ciências Sociais (DFCS) e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Ciências da Religião (PPGCR). Esse texto foi apresentado, originalmente, na mesa-redonda intitulada Diversidade religiosa na Amazônia: abordagens e desafios atuais, no II Simpósio Internacional e XV Simpósio Nacional da ABHR - Associação Brasileira de História das Religiões, na Universidade Federal de Santa Catarina\UFSC, em julho de 2016. O texto será publicado no livro do evento, em preparação. Reproduzimos aqui o texto revisado e ampliado em suas argumentações.

Referências

CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano. 1. Artes de Fazer. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

__________. A Escrita da História. 3.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

COULMAS, Florian. Escrita e Sociedade. São Paulo: Parábola, 2014.

DAOU, Ana M. A belle époque amazônica. 3.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

DIAS, José Augusto S. Pentecostalismo Popular na Amazônia. Produto de seu meio. Belém: PPGCR/UEPA, 2015. Texto não publicado.

DURAND, Gilbert. As Estruturas Antropológicas do Imaginário. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

FIGUEIREDO, Aldrin M. de. Pajelanças, feitiçarias e religiões afro-brasileiras na Amazônia. 1870-1950. Belém: EdUFPA, 2008.

FREIRE DE ALENCAR, Gedeon. Matriz Pentecostal Brasileira. Assembleias de Deus. 1911-2011. Rio de Janeiro: Novos Diálogos, 2013.

MAUÉS, Raymundo H. Um aspecto da diversidade cultural do caboclo amazônico: a religião. In: Estudos Avançados. São Paulo: USP, n. 19 (53), 2005, p. 259-274.

MAUÉS, Raymundo H. & VILLACORTA, Gisela M. (Orgs.) Pajelanças e Religiões Africanas na Amazônia. Belém: EdUFPA, 2008.

PAES LOUREIRO, João de J. Cultura Amazônica. Uma poética do imaginário. A Cidade dos Encantados. 4.ed. Belém: Cultural Brasil, 2015.

RIBEIRO, Ezilene N. Eurico Alfredo Nelson (1862-1939) e a inserção Batista em Belém do Pará. In: Revista Brasileira de História das Religiões. Maringá, v. 3, n. 9, 2011, p. 01. Disponível em: http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pdf8/ST2/008%20-%20Ezilene%20Nogueira%20Ribeiro.pdf. Acesso em: 1652016

__________. Eurico Alfredo Nelson e a inserção dos Batistas em Belém do Pará. São Paulo: Fonte Editorial, 2016.

Downloads

Métricas
  • Visualizações do Artigo 430
  • PDF downloads: 245