Evangélicos na amazônia paraense: Identidade entre as representações da palavra escrita e imaginada
Palavras-chave:
1. Evangélicos, 2. Representação, 3. AmazôniaResumo
A categoria evangélico apresenta um paradoxo: ao mesmo tempo em que procura fazer um recorte no segmento religioso cristão brasileiro, amplia-se na qualificação de muitas tendências dentro desse mesmo segmento. Pentecostais, neopentecostais e até mesmo protestantes podem autointitular-se como "evangélicos". A categoria acompanha a pluralidade de representações e práticas discursivas em um contexto culturalmente plural como o da Amazônia paraense, foco desse texto. O desafio é analisar as ambigüidades da constituição da face "evangélica" paraense, na fronteira entre as discursividades da "Palavra escrita e pregada" em um contexto sobejamente marcado por um rico imaginário religioso de devoções, encantarias e pajelanças caboclas. Para tanto, o texto ampara-se na concepção de economia escriturística de Michel de Certeau para interpretar a construção da alteridade no embate entre as representações de poder da palavra escrita e imaginada.
Referências
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano. 1. Artes de Fazer. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2003.
__________. A Escrita da História. 3.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
COULMAS, Florian. Escrita e Sociedade. São Paulo: Parábola, 2014.
DAOU, Ana M. A belle époque amazônica. 3.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
DIAS, José Augusto S. Pentecostalismo Popular na Amazônia. Produto de seu meio. Belém: PPGCR/UEPA, 2015. Texto não publicado.
DURAND, Gilbert. As Estruturas Antropológicas do Imaginário. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
FIGUEIREDO, Aldrin M. de. Pajelanças, feitiçarias e religiões afro-brasileiras na Amazônia. 1870-1950. Belém: EdUFPA, 2008.
FREIRE DE ALENCAR, Gedeon. Matriz Pentecostal Brasileira. Assembleias de Deus. 1911-2011. Rio de Janeiro: Novos Diálogos, 2013.
MAUÉS, Raymundo H. Um aspecto da diversidade cultural do caboclo amazônico: a religião. In: Estudos Avançados. São Paulo: USP, n. 19 (53), 2005, p. 259-274.
MAUÉS, Raymundo H. & VILLACORTA, Gisela M. (Orgs.) Pajelanças e Religiões Africanas na Amazônia. Belém: EdUFPA, 2008.
PAES LOUREIRO, João de J. Cultura Amazônica. Uma poética do imaginário. A Cidade dos Encantados. 4.ed. Belém: Cultural Brasil, 2015.
RIBEIRO, Ezilene N. Eurico Alfredo Nelson (1862-1939) e a inserção Batista em Belém do Pará. In: Revista Brasileira de História das Religiões. Maringá, v. 3, n. 9, 2011, p. 01. Disponível em: http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pdf8/ST2/008%20-%20Ezilene%20Nogueira%20Ribeiro.pdf. Acesso em: 1652016
__________. Eurico Alfredo Nelson e a inserção dos Batistas em Belém do Pará. São Paulo: Fonte Editorial, 2016.
Downloads
- Visualizações do Artigo 535
- PDF downloads: 355
Edição
Seção
Licença
Submete-se este texto original e inédito, de autoria destacada no corpo do artigo, à avaliação da Revista Eletrônica Observatório da Religião. De pronto, a autoria do artigo está de acordo com a cessão direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora UEPA, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou outro meio de divulgação impresso ou eletrônico, dissociado de Revista Eletrônica Observatório da Religião, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto ao Editor-Chefe. Declara-se ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Revista Eletrônica Observatório da Religião está licenciada sob uma