Edições anteriores

  • Dossiê Religiões Afro-Indígenas: História e Ritual no Plural
    v. 3 n. 1 (2016)

    Esse número da Revista Observatório da Religião tem por objetivo reunir artigos que tratem da diversidade litúrgica das chamadas "religiões de integração" (Piazza, 2010). Com sessões específicas para contemplar trabalhos que discutam as matrizes afro-indígenas, pretende-se abordar temas ligados a cosmologia, panteão, sincretismo, ritual, mitologia e simbolismo. Destaca-se ainda a importância dos textos que abordem o processo histórico, a dinâmica cultural, as relações políticas que acompanhamas estruturas de dominação e os fluxos migratórios para os principais centros urbanos.

  • Observatório da Religião. Paul Ricoeur e a Religião
    v. 2 n. 2 (2015)

    Paul Ricoeur"e a religião: a"propósito dos"10 anos"sem o filósofo francês.

  • v. 2 n. 1 (2015)

    Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará se dedica a divulgar os resultados de pesquisas científicas sobre o fenômeno religioso. Trata-se, portanto, do número um de seu segundo volume sob o dossiê Religião, Cultura e Sociedade. Com isso, a Revista Observatório da Religião reafirma o seu compromisso com a pesquisa científica e com o desenvolvimento e a solidificação do campo interdisciplinar das Ciências da Religião. Nove artigos compõem este número que são contribuições variadas na investigação e explicitação dos estudos sobre a religião. Essas vozes se somam e ecoam diferentes origens investigativas em diálogo com campos diversos do saber humano: as ciências da religião, as ciências sociais, a teologia, a filosofia, as ciências da linguagem, a teoria literária, os estudos culturais.

  • v. 1 n. 1 (2014)

    V.1, N.1, Jan-Jun/2014
  • v. 1 n. 2 (2014)

    Os estudos teóricos da Religião podem ser vistos como atividades científico-teóricas pertinentes às ciências e, mais contundentemente, às ciências das humanidades. Este número acolhe entre seus doze artigos diversas pesquisas que tratam da linguagem e das expressões místicas, do entrelaçamento estética e religião, e das formas culturais de religião observadas por meio da etnografia.

    "

    Uma boa leitura!