https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/issue/feedRevista Ribanceira2020-04-09T19:12:44+00:00Raphael Bessa Ferreiraru-98@hotmail.comOpen Journal Systems<p>Ribanceira, revista eletrônica da área de Língua e Literatura, é uma publicação"de acesso aberto e gratuito"do Curso de Letras da Universidade do Estado do Pará. O periódico tem o objetivo de fomentar a divulgação do conhecimento científico, bem como contribuir para a promoção de pesquisas ligadas aos estudos da grande área das Letras. Criada em 2013 com periodicidade semestral, a partir de 2017 a Ribanceira passa a ser trimestral, reunindo artigos científicos, resenhas críticas e traduções de pesquisadores, professores e alunos da pós-graduação vinculados a instituições de ensino superior em âmbito nacional e internacional.</p>https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3284Normas da Revista Ribanceira2020-04-09T19:12:43+00:00Raphael Bessa Ferreiraru-98@hotmail.comElielson Figueiredoru-98@hotmail.comNormas de submissão de trabalhos2020-04-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 Revista Ribanceirahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3285A RELAÇÃO DOS DÊITICOS PRONOMINAIS E DA MULTIMODALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO2020-04-09T19:12:42+00:00Maria Margarete Fernandes de Sousamargarete.ufc@gmail.comAna Cátia Silva de Lemos Colaresanalemoscatia@gmail.comO objetivo deste artigo é analisar três livros didáticos quanto ao uso de processos multimodais envolvidos no ensino de dêiticos pronominais. Para isso, nos embasamos, no que tange aos aspectos multimodais observados nos trabalhos de Kress (2010), Kress; van Leeuwen, (1996), no tocante aos aspectos referenciais das formas dêiticas, utilizamos os trabalhos de Mondada e Dubois (2003), Cavalcante (2011), Ciulla (2008), Lahud (1976). Podemos concluir que os estudos linguísticos sobre referenciação associados à multimodalidade ainda não estão incorporados aos manuais examinados.2020-04-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 Revista Ribanceirahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3287UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA UTILIZANDO VÍDEOS DO YOUTUBE E NETFLIX EM AULAS DE CONVERSAÇÃO2020-04-09T19:12:42+00:00Gyzely Suely Limagyzely@iftm.edu.brPriscilla Mendes Fernandespriscillamendes93@gmail.com<span>Este trabalho apresenta uma análise reflexiva da experiência de criação de material didático pela professora-pesquisadora durante suas aulas de conversação em língua inglesa utilizando tecnologias digitais, como YouTube e Netflix. Para tanto, tratamos das concepções de Linguística Transdisciplinar de Celani (1998) e nas vantagens de uso das TICs em sala de aula segundo Moita Lopes (2013). Nesse sentido, os pressupostos teórico-metodológicos da Pesquisa Narrativa (CLANDININ, CONNELLY, 2011) possibilitaram o aprofundamento do estudo por meio das narrativas e composição de sentido. Podemos destacar como um dos resultados a percepção da professora-pesquisadora como mediadora do trabalho colaborativo. </span>2020-04-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 Revista Ribanceirahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3288RETICÊNCIAS: PÓS-MEMÓRIA E RECONSTRUÇÃO NOS SCHARGELS/SZARGELS2020-04-09T19:12:43+00:00Sergio Schargelsergioschargel_maia@hotmail.comO testemunho é vital para que gerações posteriores possam construir uma identidade. Na ausência de narrativas, no silêncio, a memória é mutilada, substituída por retalhos, forma-se uma pós-memória. Este artigo trata das questões relativas ao desconhecimento do passado utilizando, para isso, de uma reconstrução da história do refúgio da família Schargel/Szargel da Polônia para o Brasil, através de alguns poucos documentos e da memória coletiva da família.<strong><br /> <br /> </strong>2020-04-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 Revista Ribanceirahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3289SEXIST DISCOURSE ON TWITTER - THE CASE OF FEMALE LEADING ROLES IN STAR WARS ROGUE ONE2020-04-09T19:12:43+00:00Heri Ramos de Oliveira Pontesheripontes@gmail.comAnna Gabriella Cavalcante Mamede de Almeannagabriellacma@gmail.com<p>The aim of this article was to analyse comments reproduced in social media Twitter when Star Wars - Rogue One trailer was released in 2016. The selected comments refer to he main movie character, Jyn Erso. The results point that users reproduce sexist discourse as a symbolic violence (BOURDIEU, 2018) by identifying (VAN LEEUWEN, 2008) and evaluating (FAIRCLOUGH) through the actress physical appearance.</p>2020-04-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 Revista Ribanceirahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3291A TESSITURA DE CADEIAS REFERENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS2020-04-09T19:12:43+00:00Alcione Tereza Corbarialcione_corbari@hotmail.comDaniele Bertollodanixbertollo@gmail.com<p>Este trabalho propõe uma análise comparativa do processo de construção e reconstrução dos objetos de discurso de duas produções de uma mesma proposta de artigo de opinião produzidas por um aluno de 9º ano do Ensino Fundamental. Na comparação das cadeias referenciais anafóricas dos dois textos, observaram-se avanços alcançados na segunda produção em relação à primeira, após intervenção da professora regente mediando o debate da temática e propondo exercícios que objetivaram a inserção de novos elementos no acervo linguístico do aluno, o que explicita o trabalho em sala, tanto com a temática quanto com as estratégias linguísticas.</p>2020-04-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 Revista Ribanceirahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3292PRECONCEITO LINGUÍSTICO: A SALA DE AULA E O MEIO DIGITAL NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS2020-04-09T19:12:43+00:00Leandro Ferreira dos Santosprsantosleandro@gmail.comGessica Guimarães de Mariagessicaguimaraes20@gmail.comWelton Diego Carmim Lavaredadiego.lavareda@hotmail.com<p>Trata-se de uma proposta que visa analisar o preconceito linguístico mergulhado em dinâmica de causalidades, em especial, no âmbito das práticas, crenças e gestão da língua. Para tanto, consideramos o arcabouço teórico-metodológico de Marcos Bagno (2017; 2009), Xoán Lagares (2018) e Bernard Spolsky (2004; 2009) no quadro dos estudos da Sociologia da Linguagem. Almeja-se, com este artigo, observar a constituição de um regime de gerenciamento linguístico, a partir do mapeamento de enunciados transversais, instituidor de uma discursivização excludente no que diz respeito ao uso de uma determinada variedade linguística. Considera-se, por fim, que a complexidade de determinados conflitos linguísticos produz também a emergência de várias tensões discursivas as quais atravessam, de certa maneira, o uso real do português brasileiro.</p>2020-04-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 Revista Ribanceirahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3283Apresentação2020-04-09T19:12:42+00:00Raphael Bessa Ferreiraru-98@hotmail.comElielson Figueiredoru-98@hotmail.comApresentação da Décima Nona Edição da Ribanceira2020-04-09T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 Revista Ribanceira