https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/issue/feed Revista Ribanceira 2020-04-09T19:12:44+00:00 Raphael Bessa Ferreira ru-98@hotmail.com Open Journal Systems <p>Ribanceira, revista eletrônica da área de Língua e Literatura, é uma publicação"de acesso aberto e gratuito"do Curso de Letras da Universidade do Estado do Pará. O periódico tem o objetivo de fomentar a divulgação do conhecimento científico, bem como contribuir para a promoção de pesquisas ligadas aos estudos da grande área das Letras. Criada em 2013 com periodicidade semestral, a partir de 2017 a Ribanceira passa a ser trimestral, reunindo artigos científicos, resenhas críticas e traduções de pesquisadores, professores e alunos da pós-graduação vinculados a instituições de ensino superior em âmbito nacional e internacional.</p> https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3284 Normas da Revista Ribanceira 2020-04-09T19:12:43+00:00 Raphael Bessa Ferreira ru-98@hotmail.com Elielson Figueiredo ru-98@hotmail.com Normas de submissão de trabalhos 2020-04-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Ribanceira https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3285 A RELAÇÃO DOS DÊITICOS PRONOMINAIS E DA MULTIMODALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO 2020-04-09T19:12:42+00:00 Maria Margarete Fernandes de Sousa margarete.ufc@gmail.com Ana Cátia Silva de Lemos Colares analemoscatia@gmail.com O objetivo deste artigo é analisar três livros didáticos quanto ao uso de processos multimodais envolvidos no ensino de dêiticos pronominais. Para isso, nos embasamos, no que tange aos aspectos multimodais observados nos trabalhos de Kress (2010), Kress; van Leeuwen, (1996), no tocante aos aspectos referenciais das formas dêiticas, utilizamos os trabalhos de Mondada e Dubois (2003), Cavalcante (2011), Ciulla (2008), Lahud (1976). Podemos concluir que os estudos linguísticos sobre referenciação associados à multimodalidade ainda não estão incorporados aos manuais examinados. 2020-04-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Ribanceira https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3287 UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA UTILIZANDO VÍDEOS DO YOUTUBE E NETFLIX EM AULAS DE CONVERSAÇÃO 2020-04-09T19:12:42+00:00 Gyzely Suely Lima gyzely@iftm.edu.br Priscilla Mendes Fernandes priscillamendes93@gmail.com <span>Este trabalho apresenta uma análise reflexiva da experiência de criação de material didático pela professora-pesquisadora durante suas aulas de conversação em língua inglesa utilizando tecnologias digitais, como YouTube e Netflix. Para tanto, tratamos das concepções de Linguística Transdisciplinar de Celani (1998) e nas vantagens de uso das TICs em sala de aula segundo Moita Lopes (2013). Nesse sentido, os pressupostos teórico-metodológicos da Pesquisa Narrativa (CLANDININ, CONNELLY, 2011) possibilitaram o aprofundamento do estudo por meio das narrativas e composição de sentido. Podemos destacar como um dos resultados a percepção da professora-pesquisadora como mediadora do trabalho colaborativo. </span> 2020-04-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Ribanceira https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3288 RETICÊNCIAS: PÓS-MEMÓRIA E RECONSTRUÇÃO NOS SCHARGELS/SZARGELS 2020-04-09T19:12:43+00:00 Sergio Schargel sergioschargel_maia@hotmail.com O testemunho é vital para que gerações posteriores possam construir uma identidade. Na ausência de narrativas, no silêncio, a memória é mutilada, substituída por retalhos, forma-se uma pós-memória. Este artigo trata das questões relativas ao desconhecimento do passado utilizando, para isso, de uma reconstrução da história do refúgio da família Schargel/Szargel da Polônia para o Brasil, através de alguns poucos documentos e da memória coletiva da família.<strong><br /> <br /> </strong> 2020-04-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Ribanceira https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3289 SEXIST DISCOURSE ON TWITTER - THE CASE OF FEMALE LEADING ROLES IN STAR WARS ROGUE ONE 2020-04-09T19:12:43+00:00 Heri Ramos de Oliveira Pontes heripontes@gmail.com Anna Gabriella Cavalcante Mamede de Alme annagabriellacma@gmail.com <p>The aim of this article was to analyse comments reproduced in social media Twitter when Star Wars - Rogue One trailer was released in 2016. The selected comments refer to he main movie character, Jyn Erso. The results point that users reproduce sexist discourse as a symbolic violence (BOURDIEU, 2018) by identifying (VAN LEEUWEN, 2008) and evaluating (FAIRCLOUGH) through the actress physical appearance.</p> 2020-04-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Ribanceira https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3291 A TESSITURA DE CADEIAS REFERENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: MAPEANDO A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS 2020-04-09T19:12:43+00:00 Alcione Tereza Corbari alcione_corbari@hotmail.com Daniele Bertollo danixbertollo@gmail.com <p>Este trabalho propõe uma análise comparativa do processo de construção e reconstrução dos objetos de discurso de duas produções de uma mesma proposta de artigo de opinião produzidas por um aluno de 9º ano do Ensino Fundamental. Na comparação das cadeias referenciais anafóricas dos dois textos, observaram-se avanços alcançados na segunda produção em relação à primeira, após intervenção da professora regente mediando o debate da temática e propondo exercícios que objetivaram a inserção de novos elementos no acervo linguístico do aluno, o que explicita o trabalho em sala, tanto com a temática quanto com as estratégias linguísticas.</p> 2020-04-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Ribanceira https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3292 PRECONCEITO LINGUÍSTICO: A SALA DE AULA E O MEIO DIGITAL NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS 2020-04-09T19:12:43+00:00 Leandro Ferreira dos Santos prsantosleandro@gmail.com Gessica Guimarães de Maria gessicaguimaraes20@gmail.com Welton Diego Carmim Lavareda diego.lavareda@hotmail.com <p>Trata-se de uma proposta que visa analisar o preconceito linguístico mergulhado em dinâmica de causalidades, em especial, no âmbito das práticas, crenças e gestão da língua. Para tanto, consideramos o arcabouço teórico-metodológico de Marcos Bagno (2017; 2009), Xoán Lagares (2018) e Bernard Spolsky (2004; 2009) no quadro dos estudos da Sociologia da Linguagem. Almeja-se, com este artigo, observar a constituição de um regime de gerenciamento linguístico, a partir do mapeamento de enunciados transversais, instituidor de uma discursivização excludente no que diz respeito ao uso de uma determinada variedade linguística. Considera-se, por fim, que a complexidade de determinados conflitos linguísticos produz também a emergência de várias tensões discursivas as quais atravessam, de certa maneira, o uso real do português brasileiro.</p> 2020-04-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Ribanceira https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/3283 Apresentação 2020-04-09T19:12:42+00:00 Raphael Bessa Ferreira ru-98@hotmail.com Elielson Figueiredo ru-98@hotmail.com Apresentação da Décima Nona Edição da Ribanceira 2020-04-09T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Revista Ribanceira