DIAGNÓSTICO ACERCA DA PRODUÇÃO DE TEXTOS DIGITAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO SERTÃO DO PERNAMBUCO

Autores

  • Aluizio Lendl lendl.b3@gmail.com
  • Lucileide Beserra de Melo Mariano lbmmariano@gmail.com

Resumo

Com a disseminação das ferramentas digitais, principalmente com a possibilidade do acesso à internet e do contato com as múltiplas linguagens ofertadas, percebemos que cada vez mais o ensino tradicional se distancia do aluno atual. Nesse contexto, este estudo tem como propósito investigar o Movie Maker como elemento dinamizador no ensino da produção textual, na disciplina de Língua Portuguesa, em uma turma do 7º Ano do Ensino Fundamental, com vinte e oito alunos, em uma escola pública. Utilizamos um questionário misto, bem como a observação participante e a entrevista face a face como instrumentos de coleta de dados. Fundamenta-se, também, nas teorias de autores como: Coscarelli e Ribeiro (2014), Geraldi (2012), Xavier (2005) e Jolibert (1994). Os resultados contribuíram para esclarecer que, embora a qualidade do texto não esteja ligada ao prazer de fazê-lo, quando acontece a articulação entre motivação e escrita, o objetivo de construir uma representação positiva do texto escrito é alcançado com maior facilidade.

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Publicado

01/04/2020
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