HISTÓRIA E MEMÓRIA: UM ESTUDO SOBRE O DISCURSO DE UM CADERNO ESCOLAR DO ANO DE 1962

Autores

  • Carolina Piovesan carolinapiovesan@hotmail.com

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar os efeitos de sentidos a partir da história e memória do ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, na Quarta Colônia, região de imigração italiana do Rio Grande do Sul. Para isso, apresentarei uma reflexão a partir da análise de um caderno escolar do ano de 1962, pertencente a um aluno da região da Quarta Colônia/RS. A partir do corpus de estudo, destacarei o funcionamento dos efeitos da memória e da história. A perspectiva teórica que permeia a escritura do trabalho é a História das Ideias Linguísticas (HIL) relacionada com a Análise do Discurso (AD). Como resultado principal, pontuo a importância do papel dessas noções teóricas (história e memória) para o processo de produção de conhecimento sobre o ensino de Língua Portuguesa, em uma região do interior do Rio Grande do Sul.

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01/04/2020
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