Como Trabalhar Variação Linguística e Gramática em Sala de Aula: Uma Reflexão

Autores

  • Bruno Gomes Pereira brunogomespereira_30@hotmail.com
    Universidade do Estado do Pará
  • Jennifer Silva e Silva jennifermarianas@gmail.com
  • Jéssica Bruna Menezes da Silva jeequynha@hotmail.com

Palavras-chave:

Gramática, Variação Linguística, Sala de Aula, Aquisição do Conhecimento, Professor de Língua Materna

Resumo

Este trabalho parte de uma pesquisa maior, desenvolvida no curso de especialização, onde discutimos a respeito da problemática do ensino de gramática e variação linguística em sala de aula. Nesta abordagem, consideramos que tanto a variação linguística quanto o ensino de gramática exercem papeis basilares no processo de aquisição do conhecimento e ampliação dos horizontes cognitivos. Para isso, o professor de língua materna deve estar atento às modalidades existentes na base linguística, respeitando o contexto de vida do aluno. Como técnica de pesquisa, utilizamos uma abordagem metodológica bibliográfica e qualitativa.

Downloads

Métricas
  • Visualizações do Artigo 851
  • PDF downloads: 7411

Edição

Seção

Artigos