SEXUALIDADE E LITERATURA NAS DOBRAS DO (IM)POSSÍVEL

Autores

  • Dhemersson Warly Santos Costa dhemerson-santos@hotmail.com
    UFPA
  • Maria dos Remédios de Brito mrdbrito@hotmail.com
    UFPA

Palavras-chave:

Literatura. Sexualidade. Laboratório de Leitura. Filosofia.

Resumo

O artigo pondera algumas reflexões sobre a Literatura como experimentação, uma máquina de produção de n’ sensações que incita o pensamento no leitor e instiga outras possibilidades de exercício da sexualidade. Literatura embaralhando sexualidades, possibilitando pensar outras conexões, outros arranjos, dando visibilidade ao que é vital, as intensidades, para além dos regimes identitários, deixando vazar pequenas frestas de uma diferença pura, povoada por singularidades. O que pode o encontro da literatura e da sexualidade dentro de um espaço formativo professoral? Que ressonâncias produzem? Que potências criadoras saltam do universal? Que fluxos elas vibram? Que sexualidades são inventadas na literatura?  Que ruídos ressoam nos corpos e no pensamento? 

Biografia do Autor

Dhemersson Warly Santos Costa, UFPA

Graduado em Ciências Biológicas-UFPA. Atualmente mestrando em Educação em Ciências pelo Instituto de Educação Matemática e Científica.

Maria dos Remédios de Brito, UFPA

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Pará. Pós Doutora em Filosofia da Educação pela Universidade de Campinas-UNICAMP. Professora da Universidade Federal do Pará, ligada aos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas PPGECM/UFPA e Artes/ICA da UFPA

Downloads

Publicado

24/01/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 78
  • PDF downloads: 267

Edição

Seção

Artigos