SOB OS AUSPÍCIOS DE DOM MACEDO COSTA: A VOZ DO CATOLICISMO NA IMPRENSA BELENENSE DO SÉCULO XIX

Autores

  • Márcia do Socorro da Silva Pinheiro marciasp23@gmail.com
    UFPA
  • Jeniffer Yara Jesus da Silva jeniffer.yara@gmail.com
    UFPA

Palavras-chave:

Dom Macedo Costa. Periódicos religiosos. Belém do século XIX. Práticas de leitura.

Resumo

Durante a segunda metade do século XIX, em Belém do Pará, embates religiosos e políticos estiveram presentes na província, como a chamada Questão Religiosa. Nesse contexto, uma figura de grande relevância política e religiosa esteve em destaque durante esse período, Antônio de Macedo Costa (1830 – 1891), Bispo do Pará, manteve seu projeto de romanização e antisecularismo presente nas folhas A Estrella do Norte (1863 – 1866) e A Boa Nova (1871 – 1883). Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar a figura de Dom Macedo Costa e analisar suas folhas noticiosas de modo a verificar de que maneira seu projeto evangelizador esteve presente nas páginas da imprensa belenense do século XIX.

Biografia do Autor

Márcia do Socorro da Silva Pinheiro, UFPA

Doutoranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-graduação em Letras – PPGL/UFPA, bolsista CAPES, orientanda da profa. Dra. Germana Maria Araújo Sales (UFPA).

Jeniffer Yara Jesus da Silva, UFPA

Mestranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-graduação em Letras – PPGL/UFPA, bolsista CAPES, orientanda da profa. Dra. Germana Maria Araújo Sales (UFPA).

Downloads

Publicado

24/01/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 83
  • PDF downloads: 145

Edição

Seção

Artigos