PROCESSO DE LEITURA E FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA UNIVERSIDADE

Autores

  • Jayne Sousa Silva jayne.ssousa98@outlook.com
    UFT
  • Dalve Batista Santos dalve@uft.edu.br
    UFT

Palavras-chave:

Leitura. Formação. Universidade.

Resumo

Neste artigo, investigamos como se dá o processo de leitura de alunos do curso de Letras e as implicações desse processo no desenvolvimento do leitor crítico. Para atender ao objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de campo, por meio de um questionário aplicado aos discentes do terceiro período de licenciatura em Letras, da Universidade Federal do Tocantins. O questionário aplicado levou em consideração o contexto sócio-histórico-cultural dos sujeitos envolvidos (FREIRE, 1989) e tomou como base os quatro processos de leitura: decodificação; compreensão; interpretação e retenção (MENEGASSI, 2010) com a finalidade de uma melhor elucidação e análise dos referidos processos. O artigo está fundamentado à luz de teóricos que têm a leitura e a esfera acadêmica como temática: Leffa (1999), Zilberman (1999), Menegassi (2010), Silva (2010), Kleiman (2013) e Batista-Santos (2017). Com a pesquisa, foi possível constatar problemas que permeiam o processo de ensino e aprendizagem da leitura na Universidade.

Biografia do Autor

Jayne Sousa Silva, UFT

Graduanda em Letras - Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. Bolsista de Projeto.

Dalve Batista Santos, UFT

Doutora e mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Atua na Graduação em Letras - Língua Portuguesa e no Programa de Mestrado em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional.

Downloads

Publicado

22/01/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 162
  • PDF downloads: 1367

Edição

Seção

Artigos