CONCORDÂNCIA VERBAL EM P6: A REGRA VARIÁVEL NA ESCRITA DE ESTUDANTES

Autores

  • Ronaldo Nogueira de Moraes ronaldo645@yahoo.com.br
    UFPA/SEDUC

Palavras-chave:

Sociolinguística. Concordância verbal. Variação e ensino.

Resumo

O presente artigo constitui um recorte da dissertação de mestrado sobre os padrões de concordância verbal de terceira pessoa do plural (P6) na escrita de alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Procedeu-se, à luz da Sociolinguística Variacionista, a uma análise de cunho variacionista em textos dos gêneros crônica, artigo de opinião e relato, a fim de observar o uso, por parte dos alunos, da concordância verbal em P6. A análise dos condicionamentos estruturais e sociais visa à identificação dos fatores que efetivamente afetam o uso linguístico dos alunos, objetivando buscar estratégias de ensino para este componente gramatical.

Biografia do Autor

Ronaldo Nogueira de Moraes, UFPA/SEDUC

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará. Professor da rede pública estadual.

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Publicado

22/01/2019
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