PERCEPÇÕES DO ESPAÇO URBANO: ANÁLISE SEMIÓTICA DE NARRATIVA DE CORREDORES DE RUA DE UMA CIDADE DO TOCANTINS

Autores

  • Aloísio Orione Bruno aorione@uft.edu.br
    UFT
  • Tania Regina Martins Machado tania-mm@hotmail.com
    UFT
  • Luiza Helena Oliveira da Silva luiza.to@uft.edu.br
    UFT
  • Elias da Silva esilvageo@uft.edu.br
    UFT

Palavras-chave:

semiótica do espaço, interações na cidade, Araguaína.

Resumo

Neste texto de natureza interdisciplinar analisamos como a cidade de Araguaína, situada na região norte do Tocantins, é utilizada/praticada durante uma manhã de domingo. Como corpus dessa análise tomamos uma narrativa de um membro do grupo de corredores da cidade, Futuros atletas. O percurso da corrida passa pelas vias centrais da cidade e, durante a narrativa, diferentes sujeitos atuam para a construção de sentidos para o percurso e para a cidade. Para a interpretação dos efeitos de sentido gerados a partir de tais interações dos sujeitos actantes, empregamos os pressupostos teóricos advindos da sociossemiótica e da semiótica do espaço.

Biografia do Autor

Aloísio Orione Bruno, UFT

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura e Território da Universidade Federal do Tocantins (PPGCult/UFT), integrante do grupo de corredores de Araguaína, Futuros atletas.

Tania Regina Martins Machado, UFT

Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Tocantins (PPGL/UFT).

Luiza Helena Oliveira da Silva, UFT

Pós-doutora em sociossemiótica, doutora em Letras, docente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult), do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) e do Mestrado em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) da Universidade Federal do Tocantins.

Elias da Silva, UFT

Doutor em Geografia, docente do PPGCult/UFT.

Downloads

Publicado

22/01/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 96
  • PDF downloads: 105

Edição

Seção

Artigos