O heroísmo épico e as leituras da contemporaneidade: um diálogo entre Aquiles e Percy Jackson, em Homero e Rick Riordan – pensando formação de leitores

Autores

  • Adriely Cristina Duarte da Silva UFPA
  • Diogo Raimundo Rodrigues Santos UFPA

Palavras-chave:

Herói. Literatura. Leitura. Formação de leitores.

Resumo

Este artigo pretende, a partir do diálogo com leituras literárias clássicas e pós-modernas, apresentar uma proposta de interpretação poética das obras A Ilíada, de Homero e O ladrão de raios, de Rick Riordan, para além do maniqueísmo cânone x literatura de massa. Neste caminho, pretendemos pensar a questão do heroísmo épico a partir das personagens Aquiles e Percy Jackson, refletindo sobre as questões que a obra literária pode suscitar na formação de leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriely Cristina Duarte da Silva, UFPA

Mestranda em Estudos Literários, Universidade Federal do Pará. Especialista em Educação de Jovens e Adultos (UFPA). Graduada em Pedagogia (UFPA). Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar Kairós (NIK) vinculado ao Instituto de Letras e Comunicação.

Diogo Raimundo Rodrigues Santos, UFPA

Mestrando em Estudos Literários, Universidade Federal do Pará. Especialista em Educação de Jovens e Adultos. Graduado em Pedagogia, Universidade Federal do Pará. Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar Kairós (NIK) vinculado ao Instituto de Letras e Comunicação.

Downloads

Publicado

22/01/2019

Edição

Seção

Artigos