O heroísmo épico e as leituras da contemporaneidade: um diálogo entre Aquiles e Percy Jackson, em Homero e Rick Riordan – pensando formação de leitores

Autores

  • Adriely Cristina Duarte da Silva adrielycristinaduarte@hotmail.com
    UFPA
  • Diogo Raimundo Rodrigues Santos diogorod77@gmail.com
    UFPA

Palavras-chave:

Herói. Literatura. Leitura. Formação de leitores.

Resumo

Este artigo pretende, a partir do diálogo com leituras literárias clássicas e pós-modernas, apresentar uma proposta de interpretação poética das obras A Ilíada, de Homero e O ladrão de raios, de Rick Riordan, para além do maniqueísmo cânone x literatura de massa. Neste caminho, pretendemos pensar a questão do heroísmo épico a partir das personagens Aquiles e Percy Jackson, refletindo sobre as questões que a obra literária pode suscitar na formação de leitores.

Biografia do Autor

Adriely Cristina Duarte da Silva, UFPA

Mestranda em Estudos Literários, Universidade Federal do Pará. Especialista em Educação de Jovens e Adultos (UFPA). Graduada em Pedagogia (UFPA). Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar Kairós (NIK) vinculado ao Instituto de Letras e Comunicação.

Diogo Raimundo Rodrigues Santos, UFPA

Mestrando em Estudos Literários, Universidade Federal do Pará. Especialista em Educação de Jovens e Adultos. Graduado em Pedagogia, Universidade Federal do Pará. Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar Kairós (NIK) vinculado ao Instituto de Letras e Comunicação.

Downloads

Publicado

22/01/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 314
  • PDF downloads: 554

Edição

Seção

Artigos