Aspectos da obra de arte e do mercado editorial na literatura infantil: uma análise de O menino que vendia palavras, de Ignácio de Loyola Brandão

Autores

  • Michelle Mittelstedt Devides michelle.devides@fatec.sp.gov.br
    UNESP

Palavras-chave:

Literatura infantil. Mercado editorial. Obra de arte.

Resumo

A literatura infantil, no Brasil a partir do século XX, foi alvo de transformações significativas tanto no processo de produção quanto de recepção. A partir deste cenário é que concentramos alguns apontamentos sobre a obra O menino que vendia palavras, de Ignácio de Loyola Brandão, com o intuito de analisar sob a perspectiva das transformações do mercado e indústria cultural as questões de produção da obra em questão, bem como identificar características da obra como objeto de arte literária. Para fundamentar as discussões, serão abordadas as contribuições de Walter Benjamin; Edgar Morin; Antonio Candido; além de Marisa Lajolo, Regina Zilberman e Ana Maria Machado sobre as questões da literatura infantil.

Biografia do Autor

Michelle Mittelstedt Devides, UNESP

Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Câmpus Assis. Mestre em Letras pela Unimar. Professor da FATEC BAURU – CPS.

Downloads

Publicado

22/01/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 128
  • PDF downloads: 145

Edição

Seção

Artigos