O LIVRO DIDÁTICO E AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS QUE CONSTITUEM O ENSINO DA LEITURA

Autores

  • Marilucia dos Santos Domingos Strique Marilucia dos Santos Domingos Strique marilucia@uenp.edu.br
    UENP

Palavras-chave:

Livro didático. Concepções de leitura. Ensino da leitura.

Resumo

O livro didático é um dos materiais mais presentes em sala de aula. Por esse motivo, interessamo-nos em compreender como o ensino da leitura está sendo proposto por esse material. Para tanto, apresentamos alguns estudos que revelam como ao longo do tempo as vertentes teóricas linguísticas foram influenciando a constituição do livro didático de língua portuguesa, no que se refere ao trabalho com a leitura, e como se originou o processo de Estudo do texto. Os resultados apontam que a fórmula pergunta-resposta vinculada ao ensino da leitura pelo livro didático apresenta alguns problemas para o trabalho com a leitura.

Downloads

Publicado

31/08/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 69
  • PDF downloads: 735

Edição

Seção

Artigos