POLÍTICAS PÊBLICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES EM CULTURA DIGITAL: um estudo da estrutura e organização curricular do Curso de especialização Educação na Cultura digital
Palavras-chave:
, Formação docente. Políticas públicas. Tecnologias digitais. Currículo.Resumo
O presente artigo trata sobre algumas reflexões a respeito de políticas públicas de formação continuada em educação digital oferecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para professores da educação básica. Na primeira parte do texto apresento, a partir de autores e de documentos oficiais, a necessidade de discussões teórico-metodológicas envolvendo tecnologias e mídias digitais nos currículos de formação inicial e em cursos de formação continuada. Em seguida, trato do papel das Tecnologia Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino e a proposta de webcurrículo. Por fim, analiso um recorte de dados referentes à estrutura e organização curricular de um projeto-piloto - Curso de Especialização Educação na Cultura digital- apoiado pelo MEC e elaborado pela Universidade Federal de Santa Catarina, o qual é destinado a professores da educação básica. Mesmo sendo uma análise não aprofundada é possível dizer que a opção por formar professores para atuarem no contexto da cultura digital e para o uso das tecnologias e mídias digitas em sala de aula começa a ser um tema que entrou na agenda do MEC e de suas secretarias. Além disso, já é possível observar, a partir do curso em análise, mudanças teórico-metodológicas nos formatos dos cursos de formação continuada oferecidos aos professores das redes públicas."
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