A CANTIGA AFRODESCENDENTE NA LITERATURA AMAZÔNICA MODERNISTA

Autores

  • Josiclei de Souza Santos josicleisouza@yahool.com.br

Palavras-chave:

Cantiga. Afrodescendência. Literatura Amazônica.

Resumo

Este trabalho tem como finalidade analisar a inter-relação entre a Literatura modernista e as cantigas populares da comunidade negra das primeiras décadas do século XX, observando como as mesmas foram aproximadas de obras literárias para a criação de obras artísticas identificadas com a oralidade do negro afroamazônico. As cantigas utilizadas nos textos modernistas Batuque (1931), de Bruno de Menezes, Gostosa Belém de Outrora (1965), de José de Campos Ribeiro, Três casas e um rio (1958) Belém do Grão Pará (1960) e Chão dos Lobos (1976), de Dalcídio Jurandir, foram extraídas de diferentes contextos, mas todas possuem em comum a afirmação identitária da comunidade negra, em que a performance se apresente como mecanismo de memória, de identidade e de aprendizagem."

Downloads

Publicado

18/08/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 175
  • PDF downloads: 240

Edição

Seção

Artigos