UMA ABORDAGEM SOBRE A APRENDIZAGEM DA LEITURA NO ROMANCE A MENINA QUE NÃO SABIA LER

Autores

  • Tânia Maria de Oliveira Rosa taniarosa10@gmail.com
    UFT
  • Márcio Araújo de Melo marciodemelo33@gmail.com
    UFT

Palavras-chave:

Formação do leitor. Identidade. Experiência de leitura.

Resumo

No presente artigo discutimos a formação do leitor relacionando a experiência do leitor empírico e a prática do leitor em uma perspectiva pragmática. Para tanto, analisamos o romance A menina que não sabia ler, de John Harding, em que a personagem principal vivencia uma experiência de leitura. Nesse contexto, trazemos para a cena discursiva a aprendizagem da leitura e as concepções no modo de ler, que incidem na formação da identidade do leitor. Assim como um olhar sobre o ensino de leitura no âmbito escolar, as dificuldades no processo de formação do leitor literário, considerando a necessidade de investimentos na leitura subjetiva, que possibilita a construção de sentido por meio de uma experiência estésica."

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Publicado

18/08/2017
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