AVALIAÇÃO: INSTRUMENTOS FORMATIVOS E REGULAÇÃO NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA ESCRITA

Autores

  • Renata dos Santos Lameira dos Santos renatalameira@hotmail.com
    IFPA

Palavras-chave:

Ensino/aprendizagem da escrita. Regulação da aprendizagem. Instrumentos formativos.

Resumo

O presente estudo versa sobre os instrumentos formativos e os processos de regulação na aprendizagem da produção escrita. Inscreve-se na perspectiva da avaliação formativa de orientação francófona, que se focaliza nos processos de regulação e de autoavaliação. Neste contexto, relata-se um projeto de escrita de contos fantásticos, realizado em uma turma do 7º ano do ensino fundamental, no âmbito de uma pesquisa-ação. No desenvolvimento do projeto de escrita adotou-se o procedimento Sequência Didática de Schneuwly e Dolz (2004). Analisa-se aqui o processo de construção de instrumentos formativos, sua utilização e os efeitos proporcionados na regulação da aprendizagem."

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Publicado

18/08/2017
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