A LINGUA MATERNA (L1) COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM DA SEGUNDA LÍNGUA (L2) INGLÊS

Autores

  • Jorge Haber Resque ru-98@hotmail.com
    Universidade do Estado do Pará - UEPA

Palavras-chave:

Aprendizagem. Segunda Língua. Linguística Contrastiva. Competência. Performance.

Resumo

Este trabalho busca discutir a influência da língua materna (L1) sobre o processo de aprendizagem da segunda língua (L2), neste caso, em especial, a Língua Inglesa, baseado nos pressupostos da Linguística Descritiva (LABOV), usando o modelo utilizado por TARALLO e as ideias da Análise Contrastiva (ou Linguística Contrastiva), defendidos por ROBERT LADO e FRIES, e os pressupostos da interculturalidade (línguas em contato), bem como as ideias de Chomsky (competência e performance). Para isso, apresentam-se resultados da pesquisa de campo realizada a fim de se observar que o sistema da primeira língua parece exercer interferência na produção do discurso na segunda língua mesmo quando o período de aprendizagem formal já se completou.

Downloads

Publicado

04/04/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 357
  • PDF downloads: 1600

Edição

Seção

Artigos