POR UMA FORMAÇÃO DE LEITORES MAIS POÉTICA - UM EDUCAR POÉTICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL

Autores

  • Antônio Máximo Gomes Ferraz ru-98@hotmail.com
    UFPA
  • Adriely Cristina Duarte da Silva ru-98@hotmail.com
    UFPA
  • Diogo Raimundo Rodrigues Santos ru-98@hotmail.com
    UFPA

Palavras-chave:

Literatura Infanto-juvenil. Formação de leitores. Educar Poético.

Resumo

Este artigo pretende, a partir do diálogo com obras literárias infantojuvenis, apresentar uma proposta pedagógica de leitura que esteja para além do que somente uma aquisição de habilidades técnicas e de conteúdo, uma formação de leitores com menos signos e mais significado, mais poética e holística e menos pragmática e fragmentada. Desta feita, pretendemos sugerir uma concepção ontológica de construção do sujeito leitor, que leve o indivíduo a refletir sobre as questões que a obra literária pode suscitar. A ideia é discutir sobre a relevância que o educar poético precisa ter na teoria literária e na formação de leitores.

Downloads

Publicado

04/04/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 104
  • PDF downloads: 126

Edição

Seção

Artigos