https://periodicos.uepa.br/index.php/rbecn/issue/feedRevista Brasileira de Ensino de Ciências Naturais2015-09-08T22:34:57+00:00Andrey Gomes Martinsandrey_martins@yahoo.com.brOpen Journal Systems<p><span style="font-size: 10px;">Revista eletrônica de acesso livre produzida e editada pelo Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará.</span></p>https://periodicos.uepa.br/index.php/rbecn/article/view/472Editorial2015-09-08T22:34:55+00:00Andrey Gomes Martinsandrey_martins@uepa.brEditorial da primeira edição da Revista Brasileira de Ensino de Ciências Naturais (RBECN).2015-09-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Ensino de Ciências Naturaishttps://periodicos.uepa.br/index.php/rbecn/article/view/479Um olhar sobre a formação de professores de Física: as contribuições do PIBID no município de Castanhal-Pará2015-09-08T22:34:56+00:00Cícero Cleidson Balbino da Silvacicero_cleidson@hotmail.comJohn Lennon dos Santos Françajlfranca_@hotmail.comSebastião Sena Velososebastian-veloso@hotmail.comJoão Paulo Rocha dos Passosjprpassos@uepa.br<p>Diante do atual cenário da educação brasileira, o PIBID tem como proposta minimizar a carência e melhorar a formação de professores, inserindo os discentes no contexto escolar. O presente trabalho evidencia as contribuições do PIBID para a formação dos licenciandos em Física da Uepa, no Campus de Castanhal, e se desenvolveu a partir do questionamento se o programa realmente contribuiu para a formação inicial dos bolsistas. As informações da pesquisa foram obtidas por meio de questionário contendo nove perguntas abertas, aplicado durante o desenvolvimento das atividades do PIBID, e sua análise deu-se de forma predominantemente qualitativa. Os resultados mostram que a participação dos bolsistas no PIBID proporcionou reflexão sobre sua atuação docente a partir da percepção da realidade e do incentivo ao planejamento e à execução de atividades inovadoras. No entanto, surgiram críticas, principalmente em relação ao apoio dos gestores da escola à realização das atividades do programa, sendo proposta, nesse sentido, uma parceria maior entre todos e o aumento de projetos e bolsas para a ampliação do programa no município.</p>2015-09-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Ensino de Ciências Naturaishttps://periodicos.uepa.br/index.php/rbecn/article/view/483Reutilização das caixas de Tetra Pak como forro: conforto térmico em habitações populares com aplicação ao Ensino de Física2015-09-08T22:34:56+00:00Marlison Ramos Gomes Nunesnu12nes@gmail.comYuri Monteiro Mendesyurimendes.fisica@gmail.comManoel Reinaldo Elias Filhoreinaldo@uepa.brSinaida Maria Vasconcelos de Castrosinaida@uepa.brMaria Dulcimar de Brito Silvamariadulcimar@gmail.com<p>Novas tecnologias têm gerado um grande volume de resíduos, causando impactos no ambiente. Como alternativa para solução desses impactos, este trabalho demonstra a viabilidade da reutilização das caixas de Tetra Pak como forro residencial para redução do lixo. Para o estudo, foram construídos dois protótipos de casas que permitiram registrar as temperaturas em seus interiores, a fim de compará-las. Tais temperaturas mostraram-se, em sua maioria, inferiores na casa com o forro de Tetra Pak. Percebendo a eficácia dos protótipos, foi realizada uma oficina para transpor didaticamente os conteúdos de termologia para os alunos do ensino médio, como uma aplicação da física no cotidiano. O sistema mostrou-se viável como solução para diminuição residual.</p>2015-09-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Ensino de Ciências Naturaishttps://periodicos.uepa.br/index.php/rbecn/article/view/481A Teoria da Aprendizagem Significativa e a Educação Sexual: uma experiência no projeto "Aceleração da Aprendizagem"2015-09-08T22:34:56+00:00Elisangela Barreto Santanaelisangela.santana.bs@hotmail.comVanessa Teixeira da Silvavanessateixeir@yahoo.com.brNádia Magalhães da Silva Freitasnadiamsf@yahoo.com.br<p>O presente trabalho envolveu estudantes do 8<span style="text-decoration: underline;"><sup>o</sup></span> e 9<span style="text-decoration: underline;"><sup>o</sup></span> anos do Ensino Fundamental de uma Escola Pública de Belém-PA, pertencentes ao projeto "Aceleração da Aprendizagem". Foi utilizada a Teoria da Aprendizagem Significativa como suporte à abordagem interdisciplinar, contextualizada e significativa, com ênfase na avaliação qualitativa. Foram abordados temas relativos à Educação Sexual, permitindo troca de experiências e melhor desenvolvimento de habilidades e competências que serão úteis tanto na vida escolar quanto pessoal. A metodologia envolveu aulas expositivas, construção de mapas conceituais, resolução de questionários, músicas, vídeos, discussões e debates e, ao final, foi realizado um júri simulado com o tema Aborto. A avaliação das atividades se deu por meio da construção de mapas conceituais, que possibilitou a verificação da aprendizagem e da maneira como o conhecimento foi estruturado, evidenciando a ocorrência de aprendizagem significativa.</p>2015-09-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Ensino de Ciências Naturaishttps://periodicos.uepa.br/index.php/rbecn/article/view/484A importância do espaço não formal Centro de Ciências e Planetário do Pará "Sebastião Sodré da Gama" para o ensino de Física no ensino médio2015-09-08T22:34:56+00:00Victtor Takeshi Barreiros Yanovictortakeshi@ymail.comCamilo José Gonzaga Gonçalvescamilo.cj@hotmail.comManoel Reinaldo Elias Filhoreinaldo@uepa.brSinaida Maria Vasconcelos de Castrosinaida@uepa.brMaria Dulcimar de Brito Silvamariadulcimar@gmail.com<p>A Física tem seu desenvolvimento histórico alicerçado sobre três aspectos: a experimentação, a teorização e a matematização. E, quando aplicada ao ensino no nível médio nas escolas, pauta-se basicamente sobre os dois últimos aspectos, acentuando o caráter matemático. Embora grande parte dos professores reconheça a importância das atividades experimentais para o Ensino de Física, o número de professores que as pratica ainda é, proporcionalmente, muito pequeno em relação aos que se limitam ao pincel e quadro magnético. Vê-se, então, a utilização de um ambiente não formal como uma possível estratégia no processo de ensino- aprendizagem. Motivada por essa problemática, a pesquisa foi realizada no Centro de Ciências e Planetário do Pará "Sebastião Sodré da Gama", com ações realizadas por alguns integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) - Física, junto a alunos do ensino médio da rede pública e privada, através da observação e aplicação de questionários, tendo como resultado a comprovação da importância desse espaço para o ensino.</p>2015-09-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Ensino de Ciências Naturaishttps://periodicos.uepa.br/index.php/rbecn/article/view/488A feira experimental de Física, Biologia e Química - FEXFIBQ: contribuições para a formação de professores de Ciências Naturais2015-09-08T22:34:56+00:00Sinaida Maria Vasconcelos de Castrosinaida@uepa.brManoel Reinaldo Elias Filhoreinaldo@uepa.brMaria Dulcimar de Brito Silvamariadulcimar@gmail.comLuely Oliveira da Silvaluelyoliveira@hotmail.comVicttor Takeshi Barreiros Yanovictortakeshi@ymail.com<p class="EstiloResumo-Subttulo">O presente artigo constitui um relato de experiência didática referente ao processo de planejamento, organização e realização de uma Feira de Ciências por estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Habilitações em Química e Biologia. A atividade foi orientada pelos professores das disciplinas Temas de Biologia II, Temas de Física II, Práticas Integradoras I e Tecnologias Educacionais, ocorridas no primeiro semestre letivo do ano de 2013. O evento, cujo tema central foi "A Ciência dos Sentidos" e que no processo de planejamento e organização passou a ser denominado Feira Experimental de Física-Biologia-Química - FEXFIBQ, possibilitou a pesquisa, produção de material e socialização dos conhecimentos construídos acerca dos subtemas associados à temática central. Na avaliação do processo, os sujeitos identificaram o significado da atividade para a formação docente, na medida em que a mesma lhes permitiu a vivência de uma prática interdisciplinar, além de promover articulação teórico-prática dos conteúdos trabalhados. O evento, realizado no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), promoveu a divulgação científica junto a um público de aproximadamente 800 (oitocentas) pessoas, distribuídas entre estudantes da educação básica e" público em geral."</p>2015-09-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Ensino de Ciências Naturaishttps://periodicos.uepa.br/index.php/rbecn/article/view/489Ensino de Física para deficientes visuais: a importância do uso de experimentos em sala de aula2015-09-08T22:34:57+00:00Igor Sanches de Araújoigor.sanches@hotmail.com.brManoel Reinaldo Elias Filhoreinaldo@uepa.brMaria Dulcimar de Brito Silvamariadulcimar@gmail.comSinaida Maria Vasconcelos de Castrosinaida@uepa.brVicttor Takeshi Barreiros Yanovictortakeshi@ymail.com<p class="Standard"><span>Identificou-se uma grande dificuldade no ensino de Física para portadores de deficiências visuais, resultante da carência de professores com qualificação para trabalhar nessa área e a necessidade de propostas metodológicas que envolvam essa disciplina e o público-alvo. Assim, surgem várias consequências, tais como: preconceito, insegurança em trabalhar com esta clientela e prejuízo à formação escolar dos discentes. Este trabalho é uma proposta para professores de turmas regulares das redes de ensino público e privado do Estado doPará, que apresenta uma abordagem pedagógica por meio de experimentos os quais os alunos não videntes possam ter autonomia para montar e aplicar. O objetivo é tornar o aprendizado de Física mais concreto, utilizando como fundamentação teórica o Construtivismo, Aprendizagem Significativa e Educação Inclusiva. A metodologia procedeu-se com o estudo, pesquisa, observação em algumas escolas públicas de Belém-PA, entrevistas e aplicação de atividades práticas e experimento de Física." Os resultados obtidos revelam a eficiência e eficácia desta pesquisa, pois evidenciam a grande evolução no aprendizado de Física por parte da estudante deficiente visual escolhida para a aplicação. "</span></p>2015-09-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Ensino de Ciências Naturaishttps://periodicos.uepa.br/index.php/rbecn/article/view/473Exemplificação de sequência didática para estruturação integrada do pensamento físico e matemático: da problematização à contextualização2015-09-08T22:34:55+00:00Nelson Leite Cardosonelsonlc@uepa.brPropõe-se uma sequência didática composta por situações e cenários da Física baseada no princípio de que o desenvolvimento da habilidade estruturante do pensamento e do saber matemático possibilitará igualmente a estruturação do pensamento físico. Desenvolve-se essa habilidade a partir da identificação e interpretação dos significados dos elementos que compõem uma situação ou cenário físico, destacando a funcionalidade do formalismo matemático presente e suas relações de causalidade e comportamento físico. Mostra-se que o desenvolvimento de problematização, modelização e contextualização promove a integração do conhecimento técnico da Matemática com a construção do pensamento físico presente em cada situação-problema. O desenvolvimento de todo esse processo é motivado pela provocação de questões reflexivas que contribuem para a construção gradativa dos significados dos elementos que irão compor o princípio físico que se quer estudar.2015-09-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Ensino de Ciências Naturaishttps://periodicos.uepa.br/index.php/rbecn/article/view/476Jogos didáticos em Química: proposta de um novo jogo para o ensino de Química Orgânica2015-09-08T22:34:55+00:00Alan Fabiano Vitelli de Araujoalanaraujo1990@hotmail.comNeilton da Silva Limaneiltondasilvalima@yahoo.com.brVania Lobo Santosvanialobouepa@gmail.comCássia Regina Rosa Venânciocassiareginar@hotmail.com<p>Este trabalho trata da aplicação de jogos didáticos como ferramentas de ensino de Química Orgânica e da importância que a utilização deste método alternativo pode representar no aprendizado dos alunos. São abordados os problemas gerados pelas metodologias que os professores de Química utilizam para ensinar a disciplina, as quais afetam o processo de ensino-aprendizagem, assim como são investigadas as maneiras como os jogos didáticos podem aparecer como recursos, facilitando o entendimento do assunto. Foi desenvolvido um jogo de cartas, para trabalhar assuntos de nomenclatura de compostos orgânicos, identificação de funções orgânicas e aplicações das principais estruturas carbônicas, o qual foi aplicado em duas turmas de 3<span style="text-decoration: underline;"><sup>o</sup></span> ano do ensino médio, na escola Joaquim Viana, situada em Ananindeua-PA. Para auxiliar na aplicação do jogo, foram elaborados dois questionários, um contendo quatro perguntas e outro contendo três, para conhecer as principais dificuldades em relação ao conteúdo e a opinião dos alunos acerca do jogo didático. Também foi aplicado um questionário, contendo cinco perguntas, ao professor de Química Orgânica das duas turmas, buscando com isso obter respostas sobre o que o educador pensa a respeito dos recursos didáticos que buscam reforçar o processo de ensino-aprendizagem de Química.</p>2015-09-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Ensino de Ciências Naturaishttps://periodicos.uepa.br/index.php/rbecn/article/view/477Tabela Periódica: o uso da modelagem no Ensino de Ciências2015-09-08T22:34:56+00:00Márcia Castelano Gamamarciacgama@yahoo.com.brCássia Regina Rosa Venânciocassiareginar@hotmail.com<p>Atualmente a preocupação com a qualidade de ensino estimula muitos pesquisadores para o trabalho científico voltado para a diversificação de metodologias que consigam atingir os estudantes de maneira significativa. Baseado na ideia da construção do conhecimento, o uso de modelos no processo de ensino-aprendizagem objetiva proporcionar ao professor e ao aluno um momento de socialização e prática dos conceitos previamente adquiridos na teoria. As Ciências Naturais, especificamente a Química, foram muito beneficiadas por esse novo momento na educação, devido à necessidade que a disciplina exige de visualizar alguns conceitos importantes para seu total entendimento. Nesse caso, o uso de modelos funciona como uma importante ferramenta pedagógica. O método adotado nesta pesquisa contou com a aplicação de um questionário de sondagem, construção do modelo de Tabela Periódica na sala de aula e, por fim, um questionário para avaliar o processo de ensino-aprendizagem. Os dados foram coletados a partir de entrevista semiestruturada com o professor e questionários com os alunos da 8<span style="text-decoration: underline;"><sup>a</sup></span> série/9<span style="text-decoration: underline;"><sup>o</sup></span> ano do ensino fundamental de uma escola pública de Belém-PA e em seguida foi realizada a análise quantitativa e interpretativa dos questionários."</p>2015-09-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Ensino de Ciências Naturaishttps://periodicos.uepa.br/index.php/rbecn/article/view/478Experimentação no Ensino de Química com materiais de baixo custo: o caso da Eletrofloculação2015-09-08T22:34:56+00:00Ted Wilson Bichara Juniorted-junior@hotmail.comMauro Bruno Ferreira Souzamaurosouzaquimica@hotmail.comThiago Augusto Dias Santosthiago.uepa@yahoo.com.brDiego Ramon Silva Machadodsilvamachado@gmail.com<p>O presente trabalho tem por objetivo discutir a eficácia da aplicação de uma metodologia de ensino de Química baseada na experimentação em ambientes não formais, a qual permite aliar o conteúdo teórico às aplicações práticas, evidenciando as relações da Química com o cotidiano e ressaltando as suas conexões com a temática ambiental. Para atingir tal objetivo foi realizada uma oficina didática no Centro de Ciências e Planetário do Pará, tendo como público alvo alunos do ensino médio de duas escolas públicas estaduais, na qual foram utilizados materiais baratos e que não apresentam grandes riscos. A oficina focalizou a discussão no tema "Poluição das águas" e apresentou a eletrofloculação como método de descontaminação, estimulando assim a busca de soluções e de ações que visem amenizar os impactos ambientais causados pela poluição. A avaliação dos resultados da oficina foi feita por meio da aplicação de questionários, cujas respostas evidenciaram a maior eficácia da metodologia adotada em comparação com o ensino tradicional.</p>2015-09-07T00:00:00+00:00Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Ensino de Ciências Naturais