METODOLOGIAS ATIVAS E PROBLEMATIZADORAS PARA A EDUCAÇÃO NA ÁREA DA SAÊDE: UM CAMINHO PARA A AUTONOMIA DO EDUCANDO
Palavras-chave:
Metodologias Problematizadoras, Diálogo, AutonomiaResumo
Neste texto fazemos uma análise teórica a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, dos procedimentos teórico-metodológicos gerais da Metodologia da Problematização e da Aprendizagem Baseada em Problemas, integrantes do novo Projeto Político Pedagógico do curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará, em relação aos objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso, a luz da Concepção Histórico-Dialética, do conceito de Práxis e das noções de Problematização, Diálogo e Autonomia. A análise está ancorada nos aportes teóricos de Adolfo Sánchez Vasquez, Paulo Freire e Cornelius Castoriadis. O objetivo é relacionar os procedimentos teórico-metodológicos gerais das citadas Metodologias Problematizadoras com os objetivos norteadores do novo Projeto Político Pedagógico do Curso, analisando-os sobre a viabilidade do alcance das Metodologias para a promoção de uma ressignificação da pratica dos atores envolvidos no processo. Apresentamos os princípios teóricos norteadores da proposta pedagógica do curso de Terapia Ocupacional, em seguida analisamos os procedimentos gerais característicos das supracitadas "Metodologias Ativas", relacionando e analisando-os a partir das categorias conceituais citadas. A utilização destas Metodologias implica numa ressignificação dos papeis docente e discente, para que haja o desenvolvimento de uma Práxis baseada no Diálogo e na Problematização da realidade para o desenvolvimento da Autonomia do discente, num processo constante, e na medida em que, os princípios metodológicos destas propostas façam parte da intencionalidade e do modo de ser do educador.Downloads
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11/08/2015
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