AÇAÍ, SÍMBOLO CULTURAL: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

Autores

  • Kelly Ferreira Torres kelly@nomail.com
  • Nathália Moraes Moreira nathalia@nomail.com
  • Evaldo Ferreira Rodrigues evaldo@nomail.com

Palavras-chave:

Cultura local, Açaí, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo é resultado da experiência do Estágio supervisionado em Ensino Fundamental, por meio de pesquisa e analise pedagógico na escola, durante o 1º semestre de 2014. Questão norteadora, como o açaí, símbolo cultural, associado a um jogo educativo pode agregar conhecimento a uma turma de ensino fundamental do 2º ano do 2º ciclo da escola municipal Palmira Gabriel? Os objetivos: 1) Propor o açaí, como símbolo cultural e através dele desenvolver atividades que levem os alunos á construir conhecimento de forma interdisciplinar; 2) tornar conhecido dos alunos a lenda do Açaí e assim estabelecer relação com a cultura local; 3) proporcionar aos alunos a analise, interpretação e resolução de situações-problema que envolva a temática; 4) conhecer a região em que o açaí é nativo e estabelecer vínculo com a geografia, quanto às regiões do Brasil; 5) proporcionar o raciocínio lógico através das operações matemáticas, utilizando o jogo como ferramenta. A partir disso buscamos através da pesquisa-ação a construção e execução do projeto que gerou tal trabalho. Pudemos verificar atitudes positivas dos alunos durante a execução do projeto. Desta forma, todo o conteúdo trabalhado na ação contribuiu para o processo de interação entre educandos que proporcionou maior conhecimento e valor a própria realidade. Contudo concluímos que, o pedagogo, ao perceber a realidade escolar deve construir vínculo que ressalte a importância da realidade local na vida desse aluno, e assim aprimorar as metodologias oferecidas em sala de aula, para que a mesma se dinamize e contribua para a formação de alunos participativos e pensantes.

Downloads

Publicado

11/08/2015
Métricas
  • Visualizações do Artigo 543
  • PDF downloads: 3848