FORMANDO PROFESSORES PARA UMA ESCOLA INCLUSIVA: OS PROJETOS PEDAGÓGICOS CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DAS IES PÊBLICAS LOCALIZADAS EM BELÉM-PA EM ANÁLISE

Autores

  • Jessica Ferreira Nunes Jessicanunes.ped@gmail.com
  • Glaucia Silva de Almeida glauciialmeida@gmail.com
  • Genylton Odilon Rego da Rocha genylton@gmail.com

Palavras-chave:

Formação Inicial, Pedagogo, Inclusão

Resumo

O tema desde artigo incide sobre o contexto da educação inclusiva, especificamente sobre a formação do Pedagogo. Propomos então, a luz dos ideais do materialismo histórico e dialético, analisar a formação inicial do pedagogo, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e nos Projetos Políticos Curriculares (PPC) dos cursos de pedagogia das Instituições de Ensino Superior (IES) pública de Belém do Pará. O problema discutido ao longo deste artigo é o da relação entre a formação inicial do pedagogo e a educação inclusiva, em como esta vem sendo contemplada nos PPC pesquisados. O percurso metodológico adotado constitui em um levantamento bibliográfico e documental, usando como objeto de pesquisa os PPC do Curso de pedagogia das três IES públicas localizadas em Belém/Pa (UEPA, UFPA e IFPA). O papel do pedagogo na esfera escolar é de suma importância e sua formação inicial deve dar conta do peso que é estar dentro de uma sala de aula, com responsabilidades e deveres. Ao observarmos as diretrizes curriculares constatamos que a inclusão aparece de forma sutil, permitindo lacunas no espelho da formação inicial, nos PPC identificamos vários aspectos de inserção dos princípios inclusivos, mas ainda assim esta vem sendo pouco contemplada. O percurso para um perfil docente mais adequado para o atual contexto da inclusão escolar ainda está distante e precisa de muitas políticas inclusivas para que aos poucos este quadro seja alterado.

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Publicado

11/08/2015
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