O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE O USO DAS TIC COMO METODOLOGIA DE ENSINO

Autores

  • Rosiene Silva Corpes rosieneufpa20@gmail.com
  • Genylton Odilon Rêgo da Rocha genylton@gmail.com

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Metodologia de Ensino

Resumo

Nesta pesquisa discutiremos as definições das TIC observando os aspectos contextuais que objetivaram sua inserção na sociedade, dialogando as influências, que as tecnologias podem ter no cotidiano, assim como discutir as concepções que permeiam as tecnologias na atualidade e como estas podem ser utilizadas no ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. No desenvolvimento deste artigo utilizamos a abordagem qualitativa fazendo uso das bibliografias disponíveis sobre o assunto buscando responder as seguintes questões: o que são Tecnologias Informacionais e Comunicacionais (TIC)? E como essas tecnologias podem ser utilizadas no ensino de geografia pelo professor atuante nos anos iniciais? Na sistematização da pesquisa utilizamos a técnica de analise de conteúdo a partir do levantamento bibliográfico realizado. A partir desta organização discutiremos neste texto a relevância das tecnologias informacionais e comunicacionais na escola, assim como a necessidade de reformulação das metodologias educacionais e o desafio de criar novas práticas de ensino pautadas nos uso das TIC na aprendizagem do espaço geográfico e a necessidade de dinamizar o ensino de geografia através das inovações tecnológicas.

Downloads

Publicado

04/08/2015
Métricas
  • Visualizações do Artigo 370
  • PDF downloads: 1440