ESTÁGIO SUPERVISIONADO: DESAFIOS DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO.

Autores

  • Debora De Souza Costa debora@nomail.com
  • Maria Do Socorro Castro Hage mra@nomail.com

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Formação Docente, Teoria e prática

Resumo

Este estudo apresenta como temática: Estágio supervisionado: Desafios da relação teoria e prática na formação do pedagogo. Objetivando investigar o que o estágio supervisionado representa na formação do pedagogo, a partir dos desafios colocados acerca do aprendizado da práxis. Tendo como principal questão quais as contribuições que o estágio supervisionado proporciona para a formação do pedagogo, considerando os desafios encontrados no campo do estágio que possivelmente influenciam na sua práxis? Na construção deste artigo reuniu-se ideias de diversos autores como Pimenta e Lima (2012), Silva (2011) e Freire (1996) que possibilitaram uma maior compreensão do tema em discussão, dando suporte à pesquisa de campo com o enfoque qualitativo. O método utilizado na pesquisa de campo foi a entrevista, por meio da utilização de questionários com perguntas abertas, como instrumento para coletar os dados. O lócus da pesquisa se deu na Universidade do Estado do Pará- campus X no município de Igarapé-açu, tendo como sujeitos entrevistados nove acadêmicos (estagiários do curso de pedagogia da UEPA), para investigar qual sua percepção em relação ao estagio supervisionado. De posse dos dados coletados foi possível fazer uma análise crítica, reflexiva e contextualizada da temática em discussão e responder a questão principal.

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Publicado

04/08/2015
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