EDUCAÇÃO EM SAUDE NO SUS: EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM UM CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRECEPTORIA

Autores

  • Michelle Mitre fonomitre@hotmail.com
  • Elizabeth Teixeira etfelipe@hotmail.com
  • Antônio Luis Parlandin dos Santos Antonio@noemail.com

Resumo

O tema abordado é a aprendizagem significativa, com ênfase no processo de incorporação da dimensão educacional na prática do SUS, produzindo novos conhecimentos e ressignificações no processo de ensino-aprendizagem. O texto teve como objetivo relatar a experiência de aprendizagem significativa em um curso de pós-graduação, destacando a trajetória construída acerca da compreensão dos novos significados de educação em saúde para preceptor do SUS. A experiência relatada ocorreu em um curso de pós-graduação pelo Hospital Sírio Libanês, no período de 2012-2013, as reflexões suscitadas pelas atividades educacionais foram analisadas e descritas por meio de categorias que revelam as evidências do ponto de chegada do caminho percorrido. A articulação entre todas as atividades educacionais mostraram que para se alcançar êxito nas ações de ensino e técnicas-operacionais nos serviços de saúde, torna-se necessário desenvolvermos estratégias que problematizem a realidade dos atores envolvidos, a partir da ação-reflexão-ação para construção de soluções cabíveis e favoráveis dentro de cada contexto. Portanto, a metodologia problematizadora é um caminho a ser seguido nesse processo de construção individual e coletiva.

Downloads

Publicado

04/08/2015
Métricas
  • Visualizações do Artigo 884
  • PDF downloads: 1581